13/11/2008

Este PNSAC em que vivemos


Não temos tido grande sorte com os organismos e entidades que nos têm (des)governado. A Câmara Municipal é aquilo que todos sabemos. A Comunidade do Médio Tejo não passa de um clube de presidentes sem tempo para reuniões. Por ali não deve vir agitação ao mundo.
E o PNSAC, ao fim de mais de 20 anos continua a ser um mapa e meia-dúzia de tabuletas de parques de merendas. Esta é a triste realidade, e um espelho deste conformismo e marasmo em que vivemos.



O PNSAC já poderia ser muito mais do que um mero escritório em Rio Maior com meia-dúzia de directores e bons jipes.
Poderia ser um vector dinamizante da economia regional, com um papel muito mais activo na defesa e promoção ambiental, e na credenciação de produtos tradicionais.
Mas não, é aquilo que todos nós sabemos, ou por outra, não sabemos. Os directores mudam, a bitola mantém-se, os anos passam, e assim se vão gastando os orçamentos públicos em organismos que pouco mais fazem do que auto sustentar-se.

Há mais de um ano diziam que vinha aí um novo Plano e Regulamento.
Já alguém ouviu falar mais do assunto?

Também é impossível saber alguma coisa deste Parque. Qualquer busca na net é um desperdício, pois o PNSAC nem sequer tem um mísero site próprio informativo para poder dinamizar e divulgar as suas iniciativas e actividades. A única informação oficial disponível é aquela que nos é fornecida, de maneira estática e incompleta, no site do ICNB. É incompreensível, e até inadmissível, tanta passividade melancólica deste PNSAC.

Quem deveria fazer não faz. Então fazemos nós, e aí está um pequeno contributo para uma melhor divulgação e discussão do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. É o novo Blog da Rede-M destinado a promover o PNSAC e a nossa região:


Sem comentários: