01/11/2008

Carsoscópio atinge os 15 mil visitantes


O Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio já atingiu os 15 mil visitantes, meta da direcção para o ano 2008. Desde a inauguração oficial a 15 de Dezembro de 2007, o espaço localizado junto aos Olhos d’Água, no concelho de Alcanena, recebeu já 15.043 visitantes. A maioria dos visitantes é oriunda dos distritos de Santarém, Lisboa, Leiria e Setúbal, tratando-se sobretudo de estudantes.

No complexo é possível saber um pouco mais sobre a evolução geológica do Maciço Calcário Estremenho através de uma plataforma de simulação da realidade virtual, observar a três dimensões a influência do clima no caudal do rio Alviela ou ver como vive um morcego cavernícola em módulos interactivos.
Publicado no "O MIRANTE"

COMENTÁRIO:
Nada mau. Se divididos por 10 meses de actividade, dá uma média de 1500 visitas por mês. Satisfatórtio, se atendermos à fraca campanha de divulgação que tem sido efectuada.
O Carsoscópio, ou Centro de Ciência Viva do Alviela, é um equipamento de grande qualidade e merecia uma promoção muito maior. Ao menos, um placard junto à auto-estrada.


Nos dias de hoje a cultura não tem que ser só "despesa" rotulada de investimento cultural, mas pode também tornar-se num verdadeiro investimento em termos económicos. E esse não não sido o caso do Carsoscópio.
Este equipamento do Alviela emprega 24 funcionários e tem um custo equivalente a 300 mil euros por ano.
18 mil visitantes por ano podem ser muita gente, mas sendo a grande maioria grupos de estudantes (ao preço de 2 euros cada), fácil será de perceber que as receitas serão mínimas se comparadas com as despesas. De onde virá o resto do dinheiro? Certamente do bolso dos contribuintes.

Deitem os olhos no Fluviómetro de Mora, um equipamento que emprega 32 funcionários e similar ao Carsoscópio, mas com uma grande diferença: - Gera um lucro anual de 500 mil euros.
Algo terá terá que mudar na gestão deste Carsoscópio.

Juntem a isso a incalculável despesa que está a ser feita com o Cine-Teatro, somem o que aí virá com o Museu do Curtume e restantes museus projectados, e... dá para perceber porque é que neste concelho não há dinheiro para mais nada. Esta Cultura da CM Alcanena começa a ficar-nos muito cara. Muito mesmo !!!


Sem comentários: