25/11/2008

54º Aniversário do Cine-Teatro São Pedro




Os 300 lugares do Auditório do Cine-Teatro São Pedro ficaram preenchidos, quase na totalidade, no passado dia 22 de Novembro. Várias dezenas de municípes não perderam a oportunidade de se associar à comemoração do 54.º aniversário desta sala de espectáculos.

Sete meses após a sua reabertura, e após 20 anos de encerramento, o Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, inaugurado a 20 de Novembro de 1954, pela Empresa de Melhoramentos de Alcanena (constituída por cerca de 40 accionistas), celebrou o seu 54º aniversário.
Para assinalar a data, o Município preparou, para dia 22 (sábado), um programa duplo de teatro e música, que colocou em palco o Grupo de Teatro Boca de Cena e a Orquestra Xaral’s Band, ambos de Minde.


Para celebrar este primeiro aniversário após a reconstrução, o Cine-Teatro São Pedro programou a reposição do seu programa inaugural, de 1954. A peça Prémio Nobel, de Fernando Santos, Almeida Amaral e Leitão de Barros, então apresentada pela companhia residente no Teatro Nacional D. Maria II, de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro, foi agora representada pelo Grupo Boca de Cena, de Minde, dirigida e encenada por Rogério Venâncio.

A inauguração de 1954 contou também com a actuação da Orquestra Bohémia que, nos intervalos e após as representações, animou um longo baile, nos foyers do Cine-Teatro. Neste 54º aniversário, o Cine-Teatro São Pedro também recuperou o baile de inauguração, desta vez com a Orquestra Xaral’s Band, de Minde, que, após a actuação do grupo de teatro, animou o serão com o glamour das “big band”, recuperando o espírito e a animação dos anos 50. A galeria do CTSP foi pequena para acolher as várias dezenas de pessoas que assistiram ao magnífico espectáculo desta banda, que animou as primeiras horas da madrugada de domingo.


Este aniversário ficou igualmente assinalado pela homenagem feita, no foyer do teatro, através do descerramento de uma placa, à Empresa de Melhoramentos de Alcanena e seus accionistas fundadores, promotores deste equipamento que se tornou uma referência cultural do Município e que hoje, renascido da ruína, volta a desempenhar esse papel de pólo de excelência na dinamização cultural no concelho de Alcanena.
Texto e Fotos in site "CM ALCANENA"


Sem comentários: