20/11/2008

54º Aniversário do Cine-Teatro São Pedro



22 de Novembro, às 21:30h

Sete meses após a sua reabertura, e após 20 anos de encerramento, o Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, inaugurado a 20 de Novembro de 1954, pela Empresa de Melhoramentos de Alcanena (constituída por cerca de 40 accionistas), celebra, na próxima quinta-feira, o seu 54º aniversário.
Para assinalar a data, o Município preparou, para dia 22 (sábado), um programa duplo de teatro e música. Estarão em palco o Grupo de Teatro Boca de Cena e a Orquestra Xaral’s Band, ambos de Minde.



Para celebrar este primeiro aniversário após a reconstrução, o Cine-Teatro São Pedro programou a reposição do seu programa inaugural, de 1954. A peça Prémio Nobel, de Fernando Santos, Almeida Amaral e Leitão de Barros, então apresentada pela companhia residente no Teatro Nacional D. Maria II, de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro, será agora representada pelo Grupo Boca de Cena, de Minde, dirigida e encenada por Rogério Venâncio.

A inauguração de 1954 contou também com a actuação da Orquestra Bohémia que, nos intervalos e após as representações, animou um longo baile, nos foyers do Cine-Teatro. Neste 54º aniversário, o Cine-Teatro São Pedro irá também recuperar o baile de inauguração, agora com a Orquestra Xaral’s Band, de Minde, que, após a actuação do grupo de teatro, irá animar o serão com o glamour das “big band”, recuperando o espírito e a animação dos anos 50.

Este aniversário ficará igualmente assinalado pela homenagem que será feita, no foyer do teatro, à Empresa de Melhoramentos de Alcanena e seus accionistas fundadores, promotores deste equipamento que se tornou uma referência cultural do Município e que hoje, renascido da ruína, volta a desempenhar esse papel de pólo de excelência na dinamização cultural no concelho de Alcanena.

O programa de comemoração do 54º Aniversário do Cine-Teatro São Pedro será o seguinte:

Sábado, 22 de Novembro de 2008
21:15h – Foyer do CTSP

Descerramento da placa de homenagem à Empresa de Melhoramentos de Alcanena SA e aos seus accionistas, promotores do Cine-Teatro São Pedro
21:30h – Auditório
Apresentação da peça Prémio Nobel, pelo Grupo de Teatro Boca de Cena [Minde]
23:30h – Foyers e Galeria de Exposições
Actuação da Orquestra Xaral’s Band [Baile Anos 50]

In site CM-ALCANENA

Sem comentários: