02/10/2008

Desenvolvimento Social do Concelho de Alcanena


Conselho Local de Acção Social de Alcanena apresenta Plano de Desenvolvimento Social 2008/2011 e Plano de Acção 2008/2009. Os Documentos foram elaborados a partir do Diagnóstico Social do Concelho.

O Conselho Local de Acção Social de Alcanena (CLAS) elaborou três documentos estratégicos de desenvolvimento social do concelho – Diagnóstico Social 2008, Plano de Desenvolvimento Social 2008/2011 e Plano de Acção 2008/2009 – que se debruçam em quatro eixos de intervenção.
O documento de Diagnóstico Social resulta de um trabalho de actualização dos instrumentos de planeamento iniciado em 2007, na sequência das orientações dadas aos Conselhos Locais de Acção Social, no sentido de fazerem convergir os seus documentos com os Eixos de Intervenção Prioritária do Plano Nacional de Acção para a Inclusão (PNAI 2006-2008).

De acordo com essas orientações, a actualização do Diagnóstico Social centrou-se em duas áreas temáticas – Crianças e Jovens, e Idosos e População com Deficiência, tendo-se debruçado, posteriormente, sobre uma área temática considerada relevante pelo CLAS: Toxicodependência e consumo de substâncias ilícitas.

Para a elaboração do Diagnóstico Social do Concelho foram constituídos grupos de trabalho, compostos por elementos das entidades parceiras dos CLAS, que intervêm nas respectivas áreas, e, logo, têm um conhecimento privilegiado da realidade e das problemáticas dos grupos-alvo. Estes grupos de trabalho procederam à identificação e definição dos problemas respeitantes à população em causa, a sua caracterização, quantificação e reflexão acerca dos mecanismos de resposta para a sua prevenção e atenuação. (...)
Ler Mais in "E-VIVER ALCANENA"

Sem comentários: