09/10/2008

Crédito para vítimas de tornado disponível este mês


A linha de crédito bonificada posta à disposição das empresas afectadas pelo tornado que, no início do mês de Abril, atingiu algumas localidade de Santarém, Alcanena e Torres Novas, deverá estar disponível até ao final do mês.

Fonte do Governo Civil de Santarém explicou que a linha de crédito, que permite financiamentos a juros bonificados até 500 mil euros, está “em fase muito adiantada em termos de procedimentos administrativos”, esperando-se que os contratos estejam assinados até ao final de Outubro.

Apenas nove dos 15 pedidos feitos foram validados, correspondentes a um valor global de 1,5 milhões de euros. As candidaturas variam entre valores inferiores a 20 mil euros, pedidos por uma carpintaria e uma transportadora, e os 500 mil euros, solicitados pela carpintaria José Parreira Gabriel.

Carlos Catalão, chefe de gabinete do governador civil de Santarém, referiu ainda que os valores globais do prejuízo apurado fixam-se nos 3,5 milhões de euros, uma verba bastante inferior à indicada pelo presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores (7 milhões de euros).

Além dos 1,5 milhões disponíveis na linha de crédito bonificado a disponibilizar pelo IAPMEI, os seguros cobriram outros 1,367 milhões de euros. O valor remanescente (600 mil euros) poderão ainda beneficiar da conta de emergência criada pelo Governo em Abril para responder a situações de calamidade, ficando o restante a cargo dos particulares e das empresas.
Publicado no "Correio da Manhã"



Sem comentários: