A polémica está instalada.O presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), não concorda com a localização do novo quartel da GNR que o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou num emcontro do Partido Socialista em Alcanena, em resposta a um requerimento sobre o assunto feito pela deputada socialista Fernanda Asseiceira, que é também vereadora na Câmara de Alcanena.
O novo quartel deverá ser edificado em terrenos localizados à saída da localidade, em Pousados, Bugalhos, e que foram cedidos pela autarquia em 1998 para essa finalidade.
Mas Luís Azevedo defende que as actuais instalações da GNR, localizadas no centro urbano e já dísponíveis para venda, responderiam com mais qualidade e eficiência às necessidades dos munícipes.
“Há um erro com a construção do quartel no sítio previsto. A localização não traz nenhum benefício nem serve os interesses da população”, disse Luís Azevedo durante a última reunião de executivo camarário. O autarca informou ter exposto estas suas dúvidas numa carta enviada em Setembro ao ministro da Administração Interna. Missiva que ainda não obteve resposta.
“Não estou contra a construção de equipamentos novos em Alcanena, como me acusam os socialistas, mas prefiro não ter um quartel novo e ter um no local que indiquei, que ofereça dignidade e segurança à população”, afiançou. Para o autarca, esta solução não só seria mais funcional como mais económica, uma vez que ao ser comprado e remodelado o actual edifício “poupava-se o dobro” do que caso se avance para a construção de um edifício de raiz.
Concordando com a posição do presidente de câmara, a vereadora social-democrata Ana Cláudia Coelho referiu que o anúncio do ministro da Administração Interna “foi de mau tom”, uma vez que o mesmo foi feito num encontro do Partido Socialista. “Não percebo o desmembramento desta questão, uma vez que andamos todos a defender o interesses da terra”, apontou.
Já o vereador António Laurentino Menezes (PS) não considera que a construção de um novo quartel no local previsto afecte a eficiência dos serviços da GNR. A deputada socialista, e também vereadora, Fernanda Asseiceira, que espoletou toda esta questão, não compareceu a essa reunião de câmara.
Fonte: JORNAL O MIRANTE

COMENTÁRIO:
Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem rezão.
Neste caso parece-me que é um pouco o inverso. Há o "pão", e todos têm um pouco de razão.
O Engº. Azevedo entende, e a meu ver bem, que o novo quartel da GNR deveria ter uma localização mais central na vila de Alcanena.
Mas sabendo que a Câmara, já desde 1998 (ele estava lá), tinha disponibilizado o terreno em causa para a construção do quartel, porquê só agora acordou, após a deliberação tomada pelo governo, e vem agora propor a compra do terreno do actual posto da GNR? Duvido que esse local tenha condições e dimensões para um quartel condigno.
Porquê não propôs, por exemplo, o terreno dos Celeiros, onde agora encavalitou aquele mamarracho de edifício a que chamam Museu do Curtume. Não havia outro local para a construção do Museu? Uma fábrica desactivada, por exemplo?
A Drª. Asseiceira (PS), aproveitando provavelmente o facto de ser parlamentar, mexeu-se e tentou fazer algo de útil pelo concelho, pressionando para que o quartel da GNR fosse uma realidade. De louvar. Mas não poderia ter conciliado mais a sua acção com o executivo da Câmara ?
A Drª Ana Claudia (PSD) não concorda com o novo quartel pelo facto do anúncio da sua construção ter sido efectuado pelo ministro num encontro do PS e não num local apropriado. Tem toda a razão. Não foi o local certo. Mas isso é motivo "palpável" para discordar com a obra?
Em minha opinião, todos querem é tirar partido político da situação, e ninguém tem culpa do presidente Azevedo andar do "costas voltadas" com o seu ex-PS. Parece-me que com estas "guerrinhas" partidárias quem ficará a perder é o Concelho. E isso interessa a alguém?

PS: Desconheço a localização do terreno em causa, mas, pela descrição, penso que será algures aqui


A peça Xerazade não está só! sobe ao palco do Cine-Teatro São Pedro no próximo dia 1 de Novembro (sábado), pelas 21:30h.
Não tendo havido candidatos aprovados no procedimento de selecção da 1.ª fase do concurso lançado para a Área Funcional de Engenharia Electrotécnica, foi lançado novo aviso de Oferta de Emprego, publicado nos jornais "Diário de Notícias" e "Mirante" e nos sites da BEP - Bolsa de Emprego Pública da Direcção-Geral da Administração Pública, no dia 10 de Outubro de 2008.
Terminou este fim-de-semana mais um Troféu organizado pela Semog. Organizado pela Semog, o troféu Semog saldou-se por mais um enorme êxito. A prová-lo, o facto de por ele terem "passado" cerca de 25 pilotos. Um número conseguido pelo esforço que o constutor de Alcanena, a Semog, tem vindo a fazer, nestes últimos anos, quanto à divulgação da modalidade.
Na prova de encerramento, a vitória foi de Alexandre Durão, que desta forma ascendeu à segunda posição no Troféu, por troca com Armando Caldas. Caldas foi terceiro no Troféu Olimar, depois de alguns azares nesta corrida albicastrense, que não lhe permitiram melhor do que um quinto posto.
Seis empresas atingidas pelo tornado que em Abril assolou os concelhos de Santarém, Alcanena e Torres Novas assinaram no dia 22 de Outubro os contratos que lhes dão acesso às linhas de crédito bonificado disponibilizadas pelo IAPMEI. Os contratos de apoio assinados entre seis das empresas afectadas e o IAPMEI prevêem a atribuição de créditos com juros bonificados num total de um milhão e meio de euros, sendo que os prejuízos globais no tecido empresarial rondam os 3,5 milhões de euros. Duas das candidaturas apresentadas foram recusadas pelos bancos envolvidos no processo e existe ainda uma empresa a aguardar resultado da avaliação. Vão beneficiar da linha de crédito as empresas António Emídio Louriceira, Lda., José Parreira Gabriel, Lda., Lopes Reis & Filhos, Lda., Manuel Jorge Lourenço Parreira, Olimar, SA, e Rosacad, Lda. (...)
O Festival de Gastronomia de Santarém vai na 28º edição e, apesar de algumas mudanças, continua a proporcionar uma viagem por Portugal através dos sabores de várias regiões.
Livro "MINHA TERRA SEU PASSADO"/Memórias e Histórias de Moitas Venda
Com a colaboração organizativa das Juntas de Freguesia, a Câmara de Alcanena levou no passado Domingo mais de 1700 pessoas do concelho ao Estádio da Luz para presenciarem o jogo de futebol Benfica - Naval.



O Cine-Teatro são Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 31 de Outubro (sexta-feira), pelas 21:30h, um espectáculo de Danças Tradicionais da Indonésia, com o Sinar Budaya Group, realizado com o apoio do Governo Civil de Santarém e da Embaixada da Indonésia em Portugal.
Por que razão não hão-de as grandes empresas juntar às estratégias de relaxe (como massagens ou spas), para renovar as energias dos seus trabalhadores, objectos como pufs, redes ou esteiras que permitam simplesmente… dormir no local de trabalho? 
Os municípios do Cartaxo e de Santarém aumentaram substancialmente o prazo médio de pagamento a fornecedores entre o final de 2007 e 30 de Junho de 2008. Segundo dados oficiais da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), a Câmara do Cartaxo passou de um prazo médio de pagamento de 358 dias para 529 dias, estando no décimo lugar a nível nacional entre as autarquias que mais tempos levam a honrar os seus compromissos.
A exposição NU ETERNO do escultor João Carvalho, patente ao público no Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, está a ser um êxito e os responsáveis resolveram prolongar a sua exibição até ao dia 31 de Outubro. 


8 de Novembro, Pavilhão Multiusos
O prazo para apresentação de candidaturas decorre de 20 de Outubro a 21 de Novembro, devendo os impressos, e respectivos documentos a apresentar, ser entregues no Sector de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Alcanena, na Rua Tenente Coronel Salgueiro Maia, 118 – Chões – Alcanena.
Num tempo em que a economia portuguesa e mundial vivem momentos de crise, as opiniões recolhidas junto de alguns empresários que marcaram presença na cerimónia Galardão Empresa do Ano, organizada em conjunto por O MIRANTE e a NERSANT, na passada sexta-feira, 10 de Outubro, tinham uma tónica dominante: a crise deve ser encarada como uma oportunidade para fazer investimentos e não como uma ameça ao negócio.
O Auditório do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena, recebe, no próximo dia 26 de Outubro (domingo), pelas 21:30h, o novo espectáculo de Tim, "Braço de Prata", ante-estreia do seu novo CD a solo.
“Como estou ligada à área de consultoria financeira apercebo-me imediatamente da crise que se está a passar em termos de banca e os portugueses ainda não estão bem a cair na realidade. Mas vão ter que cair, porque isto está mesmo muito complicado”
Munícipes aderiram!



A Escola de Futebol de Alcanena (EFCA) voltou a mostrar, na comemoração do 13º aniversário, uma grande evolução e que é já uma das melhores escolas de formação do distrito de Santarém. 180 crianças entre os quatro e os dezasseis anos, encheram de cor e alegria o relvado sintético do complexo desportivo de Bugalhos.
A Câmara Municipal informou que foram 1203 as pessoas que se reuniram no Pavilhão Multiusos, no passado dia 20 de Setembro, para o 20º Almoço / Convívio da 3ª Idade , promovido pela Câmara Minicipal de Alcanena, em colaboração com as Juntas de Freguesia.
O Auditório do Cine-Teatro São Pedro recebe, no próximo dia 19 de Outubro, a Escola de Dança do CAORG - Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro - com o ballet Coppelia, com direcção e coreografia de Catarina Ribeiro, um espectáculo que resulta "do trabalho realizado no último ano, por alunos e professora desta Escola de Dança".

A GNR de Torres Novas deteve hoje de manhã, na localidade de Bugalhos, concelho de Alcanena, três caçadores que se encontravam a caçar a menos de 250 metros de povoados.
A linha de crédito bonificada posta à disposição das empresas afectadas pelo tornado que, no início do mês de Abril, atingiu algumas localidade de Santarém, Alcanena e Torres Novas, deverá estar disponível até ao final do mês.
A Orquestra Molto Vivacce, formada pelos alunos das classes mais avançadas do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG – Minde), apresenta-se em Alcanena, no próximo dia 18 de Outubro, pelas 21:30h, depois de um série de espectáculos realizados um pouco por todo o país.
Musikando apresenta-se no Cine-Teatro São Pedro no próximo dia 25 de Outubro. Trata-se de uma oficina de experimentação e sensibilização para a música, de dia completo, destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e limitada a um máximo de 40 participantes. A actividade termina com um concerto dançante com as crianças envolvidas, aberto ao público (familiares, por exemplo).















