30/07/2008

Junta quer escola profissional


Celestiano Gameiro, presidente da Junta de Freguesia de Alcanena, considera que a construção de um escola profissional poderá dar um impulso ao crescimento da vila e ao desenvolvimento do sector dos curtumes. O autarca diz que cabe ao agrupamento de escolas de Alcanena e à autarquia apoiarem e “desencadearem o processo de implementação de um ensino capaz de dotar os jovens com formação profissional que lhes permita a entrada no mercado de trabalho”.



Refira-se que o Centro Tecnológico da Indústria do Couro (CTIC), que está implementado na freguesia, dá formação técnica nesta área, mas Celestiano Gameiro gostaria de ver ensino profissional noutras áreas, para alargar o leque de jovens com formação profissional e de forma a atrair empresas de outros sectores que diversifiquem a actividade económica da vila. Por outro lado, o autarca gostaria que os empresários de curtumes estivessem unidos no sentido de tornar o sector mais competitivo. O desenvolvimento da freguesia passa também pela construção de uma zona industrial e de uma zona logística junto ao nó de acesso à A1, segundo o presidente da junta.

O desemprego tem afectado muitas pessoas da freguesia, situação comprovada pela junta que é parceira oficial do Centro de Emprego de Torres Novas fazendo o registo dos desempregados e o seu acompanhamento. “Não estamos muito acima da média nacional de desemprego, mas a situação tem-se agravado”, diz Celestiano Gameiro.

A junta está também empenhada em reconstruir a história da freguesia e tem já especialistas a trabalhar na Torre do Tombo e nos arquivos do Governo Civil. Por outro lado, na área de apoio à cultura, a junta adquiriu um edifício degradado no centro histórico da vila para dar guarida a algumas entidades: o grupo coral infantil “Dó,ré,mi”, um grupo de costura, uma delegação da ACIS, a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Alcanena e um grupo de senhoras que vai dinamizar um centro de transmissão de saberes tradicionais. A junta está também a apoiar nos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências, tendo já dinamizado três anos lectivos de certificação do 9º ano, prevendo-se a abertura de inscrições para certificação do 12º ano. Outras das preocupações é o quartel da GNR que funciona em instalações pagas pela Câmara Municipal e sem condições adequadas. Já existe terreno para novo quartel mas a obra teima em não avançar.

Para promover o desporto e a saúde, a câmara tem projectos para duas ciclovias, uma entre a vila de Alcanena e o lugar da Gouxaria e outra entre Alcanena e Vila Moreira. (...)
Publicado no Jornal "O Ribatejo" (suplemento dedicado a Alcanena)

Sem comentários: