16/07/2008

Actividade dos Bombeiros Municipais de Alcanena


«A entrada do mês de Julho é marcada, na corporação dos Bombeiros Municipais de Alcanena, pelo início de uma nova fase de dispositivo de combate a incêndios, designada por "Fase Charlie". Esta integra uma equipa reforçada por 17 elementos da corporação, a qual se encontra distribuída da seguinte forma:

- 3 ECIN's (Equipa de Combate a Incêndios): cada ECIN é composta por cinco elementos, distribuídos por três viaturas de combate a incêndios florestais. Esta equipa designa os Grupos de Primeira Intervenção.
- 1 ELAC (Equipa Logística de Apoio ao Combate): composta por dois elementos, na vistura VITTU 01(Veículo Tanque Táctico Urbano). Tal como a designação indica, a equipa destina-se a apoiar o grupo de ECIN's.

A equipa encontra-se em permanência no quartel 24 sobre 24 horas, assegurando a ocorrência de eventuais incêndios.
Durante esse período de tempo, a corporação ocupa-se da manutenção e preservação das instalações do quartel (camaratas, refeitório, etc.), limpeza e manutenção das viaturas. A ocupação do tempo é ainda rentabilizada pela prática de exercício físico e realização de algumas formações internas.»
Corporação dos Bombeiros Municipais de Alcanena

Extracção de Vítimas em Grande Ângulo
Os Bombeiros Municipais de Alcanena (BMA) participaram, na semana de 7 a 11 de Julho de 2008, numa formação interna, destinada à prática de Técnicas de Evacuação e Salvamento em Edifícios, Poços e Algares.

Tecnicamente designada por "Extracção de Vítimas em Grande Ângulo", esta acção de formação decorreu nas instalações do quartel dos Bombeiros Municipais de Alcanena.

Relativamente a incêndios, na semana em questão os BMA registaram algumas ocorrências no concelho de Alcanena, em pequenas áreas agrícolas e florestais, que totalizaram 750 m2 de área ardida.
IN "e-viver Alcanena"

Sem comentários: