26/07/2008

Helena Costa - "A Mourinha de Saias"


'A liga profissional não me mete medo'
Para quem ainda possa pensar que o futebol não é para mulheres, o Correio Sport apresenta-lhe um exemplo capaz de derrubar qualquer preconceito de falta de competências. Helena Costa tem 30 anos, tirou recentemente o III Nível do Curso de Treinadores, em que obteve 16,4 valores, e ficou à frente, entre outros, de Sá Pinto e Nuno Capucho (15,3), Jorge Costa (15) e Paulinho Santos (12,7).

Helena já orientou 54 jogos a nível nacional e só sofreu uma derrota e cinco empates. Além de ter sido bicampeã nacional pelo 1º de Dezembro, já treinou uma equipa de homens, o Cheleirense, que abandonou quando estava no 1º lugar. Mas, pela vontade dela, isto será só o princípio.

'Quero ser profissional de futebol. Tirei o III Nível, que já me dá para ser adjunta na Liga, mas quero muito o IV Nível', frisa, acrescentando: 'A Liga não me mete medo, mas sei que isso não vai acontecer. É uma miragem. É preciso que haja um presidente ou um empresário que apostem em mim.'
Sobre o último curso de treinadores, afirma que ouviu palavras encorajadores de antigos craques: 'Paulinho Santos disse-me para eu acreditar que posso mesmo ser profissional.'

Formada em Educação Física e professora numa escola em Alcanena, Santarém, a 'Mourinha de Saias', como já lhe chamaram, garante que não se intimida com as dificuldades. 'A competência não se mede pelo género. Essa é uma grande luta que tenho e dei-me bem a treinar homens, no Cheleirense. Acho até que as mulheres têm mais inteligência táctica do que os homens.'

PERFIL
Helena Costa tem 30 anos, é professora de Educação Física em Alcanena e já tem o mestrado. Como treinadora, foi bi-campeã de futebol feminino pelo 1.º Dezembro. Está a treinar noBenfica há 11 épocas.
In "Correio da Manhã"

Sem comentários: