12/01/2009
Estrada Minde / Fátima - A luta continua
Nem só na net se fala desta estrada da vergonha. A luta passou para o terreno e faixas como estas irão aparecer à medida que, possivelmente, as irão tirando. Mas ninguém irá desistir até que o problema seja resolvido. Sei que estão mais faixas prontas. Esta (a da foto) está colocada na reta do Vale Alto. Em pleno concelho de Alcanena. Mais surpresas irão surgir. Vamos transformar isto num caso nacional. Já existem quase 500 assinaturas. Queremos Mil !!!
No dia 9 de Janeiro o Notícias de Fátima noticiou:
Câmara aprova o projecto de requalificação da Estrada de Minde
A Câmara Municipal de Ourém aprovou, na passada segunda-feira, o projecto da requalificação da Estrada de Minde, no troço entre a Rotunda Sul e a Rotunda das Oliveiras, no limite urbano da cidade, numa extensão aproximada de 2,5 quilómetros.
O projecto de requalificação deste troço da EN360 engloba a substituição do pavimento da estrada, a colocação de passeios de ambos os lados e ao longo de toda a via, a criação de uma sportvia, a colocação de mobiliário urbano e iluminação adequada, bem como sinalização horizontal e vertical.
A nova faixa de rodagem terá 7,5 metros de largura, com uma via em cada sentido. O passeio no sentido Fátima-Minde terá 4,5 metros de largura, onde se inclui a sportvia apta a múltiplas utilizações. À esquerda o passeio terá 3 metros de largura.
A segurança dos peões não é descuidada. As passadeiras serão elevadas, servindo de elemento de calmia ao tráfego. Junto a elas serão colocados marcadores solares reflectores, com visibilidade a 1 quilómetro.
A semaforização será ajustada à fluidez do trânsito, através de um sistema de gestão electrónica, que eliminará, por exemplo, os sinais vermelhos em vias sem veículos.
Todas as redes de abastecimento e de comunicações estão previstas em projecto e serão executadas em obra, evitando transtornos posteriores.
A obra orça em cerca de 1,8 milhões de euros e será lançada a muito breve trecho pela SRU, Sociedade de Requalificação Urbana de Fátima. O prazo de execução previsto é de sete meses.
Mais de 400 assinaturas
Continua a circular na internet uma petição para pressionar as Câmaras Municipais de Alcanena e Ourém a requalificar a Estrada Nacional (EN) 360, que liga Minde a Fátima.
A petição, criada por um cidadão de Minde, conta já com mais de 400 assinaturas.
Dirigida aos presidentes das Câmaras Municipais de Ourém e Alcanena, a petição pede a estes autarcas o maior empenhamento na resolução deste gravíssimo problema, procurando junto do Poder Central as verbas necessárias para a urgente requalificação da EN 360.
A petição pode ser subscrita na internet em: www.pnetpeticoes.pt/mindefatima/
COMENTÁRIO:
No site ALCANENA.NET o ilustre Sr. Carlos Malaca faz alusão a esta notícia e remata com a seguinte interrogação:
No entanto, a dúvida subsiste.
O que estará previsto, pelo Município de Ourém, para o restante troço (além dos 2,8 km), ainda no Concelho de Ourém, da estrada Minde-Fátima?
A pergunta é pertinente, mas pertinente será também que a mesma questão seja colocada à Câmara de Alcanena. O que é que está planeado para o n/ concelho? Aí já sabemos a resposta: zero.
Aos peregrinos e aos automobilistas não interessam somente 2,5 kms de estrada boa e bonita. Queremos uma estrada condigna a ligar Minde a Fátima, e Alcanena não se poderá alhear da situação. Afinal, foram as obras de infraestruturas dos dois municipios que deixaram a estrada neste lastimável estado. Assine a petição !!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário