23/01/2009

Curtumes mais ecológicos


Sete empresas de curtumes de Alcanena fazem parte de um grupo pioneiro de 20 empresas portuguesas ligadas à fileira da indústria portuguesa de calçado que iniciaram um projecto de produção de calçado ecológico. Este projecto foi lançado pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e tem como objectivo envolver os agentes económicos desta fileira num processo de produção de sapatos com materiais e processos "amigos do ambiente".

No caso das empresas de Alcanena, é a pele que está a ser curtida através de um processo ecológico, chamado curtimento a vegetal, que consiste em fazer o processamento da pele com recurso a extractos vegetais. Este processo faz com que a pele permaneça biodegradável e que não tenha efeitos nocivos ao contacto humano, um factor importante quando se trata de calçado e sobretudo de calçado para crianças que é uma área em que este novo tipo de calçado está a ser lançado, sobretudo nas lojas Zippy Kidstore. Este calçado pode ainda ser encontrado à venda nas lojas Modalfa, o que totaliza cerca de 100 lojas por todo o país. Para encontrar o calçado ecológico basta procurar pelo rótulo verde com a designação "Biocalce", uma certificação que garante o cumprimento dos critérios de produção ecológica
(...)

Rótulo Biocalce é encarado como diferenciação comercial

Este rótulo é atribuído pelo Centro Tecnológico do Calçado que tem um gabinete próprio e um laboratório onde são realizados os testes que certificam a produção de modo ecológico. Este selo é encarado como um factor de diferenciação para estes produtos e permitiu até aos produtores aumentar o preço médio do calçado em 13,7% para os 16,69 euros. Ainda, assim os produtores de Alcanena consideram que a certificação ainda é um processo caro.

De Alcanena, fazem parte deste processo as indústrias António Nunes Carvalho, Cardoso&Oliveira, Curtumes Pião, Curtumes Ibéria, Curtumes Rutra, Joaquim Pinheiro Santos e Sucessores e a Unalco Leather.


Grupo Carvalhos foi pioneiro
Há vários anos que o Grupo Carvalhos, sobretudo com a empresa Couro Azul, está a produzir pele ecológica. Até criou uma marca própria para a sua gama de produtos ecológicos , a Oak Leather, numa referência quer ao nome do Grupo (Oak significa carvalho) e também às antigas formas de curtimento que usavam uma calda de casca de carvalho. Esta produção ecológica reflecte-se quer no processo quer no próprio produto final, que é, em regra, biodegradável e não provoca alergias, o que é muito valorizado na produção de calçado para crianças.
(...)
Ler mais no "O RIBATEJO"

Sem comentários: