Em ano de eleições, Carlos Zorrinho defende o voto nas agendas autárquicas mais inovadoras e criativas, independentemente dos partidos políticos.
"Lanço o desafio para que este ano eleitoral autárquico seja aproveitado pelos municípios para debaterem a forma como a criatividade e a inovação podem mudar as suas agendas", sugeriu o responsável pelo Plano Tecnológico durante uma sessão onde deu a conhecer as conclusões de um trabalho promovido pela APDSI em redor do desenvolvimento da Sociedade de Informação na Administração Pública Local.(...)
Em jeito de provocação, o coordenador pelo Plano Tecnológico apelou ainda às autarquias para que desenvolvam dois projectos no âmbito da sociedade do conhecimento por cada rotunda que planeiem. "Com base nas sessões de trabalho que organizámos podemos concluir que as autarquias já sabem a teoria, já conhecem as oportunidades da SI, agora só falta 'fazer', por isso lanço este desafio".
(...) Ler Mais em "ALCANENA.NET"
COMENTÁRIO:
Acho muito interessante e pertinente a selecção deste artigo pelo Sr. Carlos Malaca para o seu site, e concordo plenamente com Carlos Zorrinho quando defende mais inovação e criatividade, e uma aposta maior por parte das autaquias no Plano Tecnológico.
Seria óptimo que alguns municípios, como o nosso, seguissem esses conselhos e apostassem mais em "redor do desenvolvimento da Sociedade de Informação na Administração Pública Local".
Mas, a avaliar pelo que se tem visto, o Concelho de Alcanena não tem estado para aí muito virado. Basta dar uma vista de olhos no site oficial da CMA para confirmarmos esta minha afirmação. E é pena. Quando se perde o comboio, fica-se na paragem.
Joaquim Guilherme Ramos, presidente da direcção do Centro de Bem Estar Social de Alcanena e ex-dirigente dos Serviços de Acção Social da Segurança Social de Santarém é o orador convidado a falar da sua experiência na área da solidariedade social. A iniciativa é gratuita e está aberta a todos os interessados, que se devem inscrever previamente através do telefone 262582510 ou do e-mail usalcoa@gmail.com.
Os habitantes da vila de Minde, no concelho de Alcanena, estão preocupados com a questão da segurança desencadeada por um grupo de três jovens, dois homens e uma mulher, que utilizando uma viatura furtada cometeram na mesma semana dois assaltos em pleno dia. Adélia Capaz, professora na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Minde, foi uma das vítimas de assalto por esticão. Na quarta-feira, 21 de Janeiro, estacionou o carro e preparava-se para mais um dia de aulas quando, cerca das 08h30 da manhã, e junto ao portão da escola, viu a sua mala ser arrancada do braço esquerdo. Com o desiquilíbrio, caiu e bateu com a testa no chão, tendo que receber tratamento no Centro de Saúde de Alcanena.
António Exposto, morador em Minde, é apenas um dos muitos populares com quem falámos que, actualmente, tem mais receio pela sua segurança. “As pessoas andam traumatizadas e evitam sair de casa. Nos últimos tempos, os assaltos por esticão têm sido constantes”, contou a O MIRANTE. “Ainda hoje avisei a minha mulher para não sair à rua com a mala”, exemplifica, receando os maus-tratos físicos que os assaltantes infligem nas vítimas para conseguirem os seus intentos.
A produção da última festa de passagem de ano em Santarém custou aos cofres do município 86.420 euros, segundo se pode apurar no Portal dos Contratos Públicos, site criado na Internet pelo Governo que dá acesso à consulta de contratos de ajustes directos de entidades públicas. A aposta do executivo de Francisco Moita Flores (PSD) nas artes e na cultura está aliás bem evidente na informação disponibilizada, onde se dá conta que o concerto do grupo musical Ala dos Namorados nas comemorações da implantação da República custou 25 mil euros. A actuação do coro e orquestra da Filarmonia das Beiras, no mesmo programa, ficou pelos 17.500 euros. Mais recentemente, a estátua que homenageia o médico José Manuel Nogueira foi contratada ao escultor Francisco Salter Cid por 74 mil euros. E os serviços de publicidade na revista francesa Paris Match, com contrato datado de 30 de Dezembro, ficaram pelos 30 mil euros.
O novo espaço museológico situa-se perto do tribunal, nas instalações de um jardim-de-infância desactivado que sofreu obras de readaptação, e vai ser constituí-do por uma zona de exposição e outra interactiva, onde os visitantes podem ver de perto o arranjo das bonecas que ali forem chegando. Segundo Luís Azevedo, o museu vai funcionar entre terça-feira e domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com o atendimento assegurado por uma funcionária da autarquia que foi destacada para o efeito. As crianças até aos seis anos não pagam bilhete e as que têm entre 6 e 12 anos pagam o preço de um euro. Já os adultos pagam um ingresso de 1,5 euros.
"Hoje começa a haver um clima de medo. Há pessoas que receiam dar a cara para um jornal e que são filmadas de costas na televisão, para não serem reconhecidas, quando denunciam casos de corrupção. Os trabalhadores nos locais de trabalho renunciam aos seus direitos porque têm medo de perder o emprego. Este clima de intimidação cerceia a liberdade. A liberdade não se resume à existência de meros mecanismos formais consagrados na lei. A liberdade tem que ser real. Tem que ser efectiva."
Os municípios que assinaram o acordo comprometem-se a colaborar na apresentação de candidaturas ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), sabendo desde já que dos 103 milhões previstos contam com um apoio da União Europeia na ordem dos 62 milhões de euros. No entanto o bolo pode não ser suficiente, por culpa dos centros escolares que as autarquias têm de construir nos respectivos concelhos para concentrar os alunos das escolas do primeiro ciclo que vão encerrando. António Oliveira Rodrigues, o presidente da Unidade Directiva do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, adivinha contas difíceis ou até mesmo impossíveis de fazer dentro dos limites impostos. “Não estou a ver como muitos de nós conseguem, dentro da lei, arranjar meios para não ultrapassarem o endividamento só para construírem os centros escolares”, vaticina aquele responsável.
TEATRO - JUSTAMENTE
CINEMA - MADAGÁSCAR II
No caso das empresas de Alcanena, é a pele que está a ser curtida através de um processo ecológico, chamado curtimento a vegetal, que consiste em fazer o processamento da pele com recurso a extractos vegetais. Este processo faz com que a pele permaneça biodegradável e que não tenha efeitos nocivos ao contacto humano, um factor importante quando se trata de calçado e sobretudo de calçado para crianças que é uma área em que este novo tipo de calçado está a ser lançado, sobretudo nas lojas Zippy Kidstore. Este calçado pode ainda ser encontrado à venda nas lojas Modalfa, o que totaliza cerca de 100 lojas por todo o país. Para encontrar o calçado ecológico basta procurar pelo rótulo verde com a designação "Biocalce", uma certificação que garante o cumprimento dos critérios de produção ecológica
Este rótulo é atribuído pelo Centro Tecnológico do Calçado que tem um gabinete próprio e um laboratório onde são realizados os testes que certificam a produção de modo ecológico. Este selo é encarado como um factor de diferenciação para estes produtos e permitiu até aos produtores aumentar o preço médio do calçado em 13,7% para os 16,69 euros. Ainda, assim os produtores de Alcanena consideram que a certificação ainda é um processo caro.
É uma competição dividida em duas provas: a Estafeta Masculina Alcanena - Rio Maior (33,3 Km) e a Estafeta Feminina Alcanede - Rio Maior (15,6 Km), divididas em 6 percursos: Partida Masculina – 10h00, 1º Percurso: Alcanena - Monsanto (4,8 Km); 2º Monsanto - Amiais (5,7 Km); 3º Amiais – Alcanede (7,2 Km); 4º Alcanede – Fráguas (5,8 Km); 5º Fráguas - Repolho (3,8 Km); 6º Repolho – Rio Maior (6,0 Km).
Do programa religioso constam as habituais procissões no Sábado às 17.30h, e no Domingo a procissão é às 15.30h.
Entretanto as atletas do JAC, Neuza Valente, Bianca Duarte, Vanessa Oliveira e Adriana Silva, ajudaram a Selecção de Juniores C de Portugal a vencer o Torneio Internacional KaKygaia.
A Câmara de Santarém vai mandar colocar piso anti-derrapante em alguns pontos do troço da estrada municipal que liga a vila de Amiais de Baixo a Malhou (Alcanena). A intervenção deve iniciar-se em breve, segundo informação dada pelo verea-dor das Obras Municipais, Ricardo Gonçalves (PSD). Na mesma altura deve proceder-se a operação semelhante numa estrada que dá acesso a Arneiro das Milhariças.
Um homem foi atingido a tiro por desconhecido na madrugada de domingo em Pousados, Alcanena. A vítima com cerca de 50 anos sofreu ferimentos na cabeça, face e pescoço. O ferido foi assistido pelos Bombeiros de Alcanena e transportado para o Hospital de Torres Novas. Segundo fonte hospitalar estava livre de perigo. A GNR está a investigar a tentativa de homicídio e o caso será participado ao Ministério Público para inquérito judicial.
É mais um dos sinais da crise que atinge as empresas situadas no Norte: é lá que está a maior percentagem de crédito de cobrança duvidosa do país. O couro (curtumes e calçado) e o têxtil lideram os calotes.
É lamentavél que um Presidente da Câmara (de Alcanena) diga que não tinha conhecimento do estado da estrada e que a mesma não é considerada perigosa. Sou prima do João Carlos Gomes (jovem falecido), engenheira civil de profissão. Infelizmente se fosse o filho desse senhor de certeza que tudo era diferente. As câmaras recebem verbas. Onde foram aplicadas? Em relação à sinalização, todos os sinais têm de ser homologados mas a maior parte deles não o foram. A maior tristeza e revolta é que infelizmente perdemos um jovem maravilhoso. E estes fulanos não fazem nada para evitar tamanhas tragédias. Alguém tem que ser responsabilizado.
A saudade de João Carlos está a ser dilacerante para uma família de Gouxaria, no concelho de Alcanena. Palavras carregadas de dor não escondem a revolta de quem perdeu um filho na flor da juventude num despiste de automóvel. A tragédia aconteceu a 28 de Novembro, cerca das 17h15. Regressado de Lisboa, onde se encontrava a tirar o 4.º nível de Mecatrónica, o jovem de 20 anos foi visitar a irmã e a sobrinha de cinco meses que moram na Serra de Santo António, a cerca de doze quilómetros de sua casa. Na viagem de regresso, numa recta com algum declive em plena serra, João Carlos despistou-se sozinho na estrada municipal que liga Moitas Venda a Serra de Santo António, acabando o veículo, um Citroen C3 que tinha há três meses, por cair numa ravina, por entre árvores, mato e cascalho, numa altura de cerca de 30 a 40 metros.
O Gabinete Técnico Florestal do Município de Alcanena, na sequência do ofício remetido Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, Gabinete do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Pescas, informa que se encontram abertas as candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural para as áreas referidas no quadro em anexo.
Saúl Roque Gameiro é natural de Minde e é um artista profundamente ligado à sua terra e à região onde nasceu. Com perto de trinta anos de carreira, divide o seu tempo entre Minde e Lisboa, onde reside. Tendo inicialmente desenvolvido a sua carreira com retratos e estilizações da paisagem cársica da região onde nasceu, avançou para formas mais contemporâneas, mas visivelmente descendentes desse trabalho inicial.





O VFCM ficará enquadrado na Zona Centro Sul e disputará jogos com as seguintes: Santarém Basket e Rio Maior Basket (AB Santarém), SC Marinhense e CRD Soutocico (AB Leiria) e UFC Tortosendo (AB Castelo Branco). O primeiro classificado desta zona é apurado para a fase seguinte.




Com o argumento de revitalizar o investimento público, o conselho de ministros acaba de aprovar um novo regime de excepção para os concursos públicos.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Eduardo Marcelino, definiu como sendo um “processo participativo multi-sectorial” em que é necessária a “colaboração activa” de várias entidades, a implementação da Agenda 21 Local visará sobretudo a promoção da educação, nomeadamente a educação ambiental, a sensibilização, consciencialização e responsabilidade cívica.
Pelo oitavo ano consecutivo o Coral Polifónico Jubilare, de Alcanena, organiza o tradicional Concerto de Reis, que terá lugar no próximo dia 11 de Janeiro, domingo, às 16:00h, no Auditório do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Vila Moreira, Onildo Rosa (ICA), o edifício dos Correios é um “património” que pertencia aos CTT desde 1949. O autarca exalta o valor simbólico que este edifício representa para Vila Moreira uma vez que o mesmo foi implantado num terreno que foi adquirido, há 60 anos, através de um peditório feito por populares.
Os políticos anunciam que este ano vai ser ainda mais difícil que o ano transacto, porque a crise está aí. Sou um optimista por natureza, e quero ver se não encontro muitas vezes essa tal crise. Os políticos que fiquem com ela, porque eu dispenso. E estou certo que os portugueses também só vão falar nela nos primeiros meses do ano. Somos um povo de brandos costumes e em breve nos fartaremos desse triste tema que não nos leva a lado nenhum.















