06/02/2009

A importância de uma estrada


O concelho de Alcanena está localizado bem no extremo do Ribatejo e bem no extremo do Médio Tejo, mas felizmente estamos no centro do país e com fáceis acessos através da A1 e A23.
Mas, infelizmente, os acessos internos não são os melhores, e hoje em dia um bom acesso é de vital importância para o desenvolvimento de qualquer terra ou região.



Toda esta conversa para voltar ao tema do péssimo estado da Estrada Nacional Nº 360 que liga Minde a Fátima e que está a ficar cada vez mais intransitável. É certo que da Câmara de Ourém já existem notícias de que as obras de requalificação da mesma se iniciam no próximo mês, mas os 8 Kms pertecentes ao Concelho de Alcanena vão ficar em banho-maria, provávelmente mais uns anitos. E é aqui que o asunto tem que ser pressionado. Nós não desejamos que metade da estrada seja uma avenida toda modernaça (como Ourém diz que vai construir) e do outro lado tenhamos uma estrada terceiro-mundista remendada aqui e acolá. Nós queremos uma avenida que ligue Minde a Fátima com via pedonal para peregrinos e bicicletas.



Fátima é um dos maiores centros de acolhimento turístico do país que promete grande desenvolvimento, e esta estrada com 14 kms atravessa as 3 povoações da freguesia de Minde e pode oferecer ao concelho de Alcanena possibilidades que até agora ainda não foram exploradas. Não só em termos turísticos como também industriais e comerciais. É de extrema importância Alcanena não se isolar e previlegiar os bons acessos com as vizinhos Torres Novas e Fátima.
(...) Ler mais in "MINDE-ONLINE"

Mais uma Razão:
Aeroporto de Fátima ganha força depois do chumbo da Ota
A região Oeste ficou sem o aeroporto da Ota mas pode sair beneficiada com o aeroporto internacional de Fátima, vocacionado para receber peregrinos em romagem ao santuário, em voos charter ou low-cost. Os autarcas do Oeste e da região de Leiria querem contrapartidas do Governo pelo chumbo da Ota e o aeroporto em Fátima pode funcionar como infra-estrutura essencial para dinamizar muitas autarquias. O Governo, sabe o SEMANÁRIO, também está receptivo à ideia, podendo apoiá-la financeiramente, caso tenha viabilidade técnica e ambiental. Para além do turismo religioso, o aeroporto poderia também servir para fins de turismo indiferenciado e mesmo para efeitos de emergência médica para toda a região centro.
A hipótese de criação de um aeroporto internacional em Fátima começou a ser falada no ano passado, ainda antes de o Vaticano ter lançado o projecto, no Verão passado de promover voos turísticos para vários santuários do mundo.
(...) Ler mais no "SEMANARIO "



Sem comentários: