16/09/2008

PS Alcanena analisa projecto Alcanena XXI


ALCANENA XXI - ALGUMAS OBSERVAÇÕES / CONTRIBUTOS

No entender do PS não se encontra devidamente evidenciada a estratégia de desenvolvimento prevista para o concelho de Alcanena.
As acções e projectos são apresentados de forma pouco consistente, quando contrariamente, deviam estar definidos em função de uma articulação convergente para a concretização de uma estratégia que não está devida e claramente definida.
(...)
A competitividade é a principal prioridade na estratégia do Médio Tejo, sendo a Porta Norte da Grande Lisboa o projecto considerado prioritário. Neste sentido o papel dos empresários é fundamental, sendo determinante a capacidade e responsabilidade das autarquias em saber gerar sinergias. Têm neste processo um papel importantíssimo os concelhos de Alcanena e Torres Novas.
Estão ambos os concelhos a assumir essa responsabilidade? Ou vão continuar de costas voltadas? Que diálogo, que cooperação, que articulação tem existido?
A visão isolada de uma estratégia concelhia (quando existe) tem os dias contados.
O Alcanena XXI deve também interagir com a região.
Dos projectos apresentados quais os que já foram apresentados e concertados no seio da Comunidade Urbana do Médio Tejo?
(...)
Qual a estratégia que se propõe para a gestão das águas e do saneamento do concelho? O município continua por não saber o que fazer nesta área e todos sabemos que as prioridades do QREN não passam por estas acções.
Onde estão as propostas concretas?
(...)
Existe também uma indefinição quanto ao financiamento dos projectos apresentados.
A quem se atribui esse esforço financeiro? Quanto cabe ao Município? Aos Privados? A parcerias?
(...)
Onde estão os objectivos e as propostas concretas no âmbito da Agenda XXI local, «projecto de intenções» recentemente aprovado em reunião de Câmara? Ou não será o desenvolvimento sustentável do concelho uma orientação estratégica?
Sendo as Indústrias de Curtumes e a Têxtil as indústrias dominantes do concelho, justificava-se um enquadramento e análise prospectiva de ambas no contexto local, nacional e internacional.
(...)
O Partido Socialista reserva uma análise mais detalhada ao documento para o período de apreciação em sede de Reunião de Câmara e de Assembleia Municipal.


Alcanena, 26 de Agosto de 2008
Fernanda Asseiceira - Vereadora PS
-
Blog PS ALCANENA



Sem comentários: