19/09/2008

A opinião de Carlos Malaca sobre o Alcanena XXI


Durante o mês de Agosto a CM Alcanena submeteu a discussão pública(???) o Projecto ALCANENA XXI que pretende projectar o futuro e a política de desenvolvimento a implantar no concelho de Alcanena.

Como cidadão, o Sr. Carlos Malaca, ex-vereador municipal, e gestor do site ALCANENA.NET, respondeu ao apelo da CMA, tendo registado a sua opinião no site oficial da CMA e posteriormente publicado no site
ALCANENA.NET.
É pena mais cidadãos não lhe seguirem o exemplo, e com a devida vénia, aqui transcrevo o seu artigo de opinião.

Opinião: (Carlos Malaca)

1. Começo por não acreditar que o executivo composto pelo Senhor Presidente da Câmara, Eng. Luís Azevedo e os Vereadores eleitos pelos ICAS tenham preparado um plano de investimentos para aproveitamento do QREN que inclua tantos museus. Todos estes museus não fazem parte do programa eleitoral dos ICAS. O Concelho de Alcanena não é um espaço morto para as memórias. É um lugar vivo para nós e que devemos preparar para as próximas gerações. Falta um ano para o fim do mandato deste executivo. Quem prosseguirá com esta maluquice dos museus no próximo mandato? Poderá alguém esbanjar assim o dinheiro do trabalho de tantos europeus e dos portugueses em particular?

2. Há dois conceitos que a Câmara Municipal teima em casar: turismo e industria. A indústria e a ETAR de Alcanena afastam as populações desta região. Como podemos reclamar esta zona como turística? Não há marketing que vença esta realidade. E a ideia do Alcanena XXI é aumentar a utilização actual da ETAR com indústrias poluentes . . . pois as outras não necessitam desta ETAR. Divorcio garantido e plano falhado.

3. A solução passa pela criação dos pólos: tecnológicos, comerciais, logísticos, universitários e turísticos. Conjunto de pólos a criar nos próximos anos. Os pólos são conceitos que traduzem a ideia de um centro que cresce por força da existência de inter-relações entre os diversos intervenientes. É da responsabilidade do Município a criação deste centro gravítico. Os investimentos privados farão o resto. As alterações mundiais não permitem o sucesso do modelo industrial do Concelho de Alcanena. Temos de nos estruturar para o futuro. A sociedade terá essencialmente mais tempo e mais conhecimento no futuro. É para esse tempo que Alcanena se deve preparar.

4. Gosto das propostas na área do desporto. O plano de Ciclo vias deverá incluir as ligações às Nascentes do Rio Alviela.
Carlos Malaca, in ALCANENA.NET

Alcanena.net

Sem comentários: