18/09/2009

A opinião de Carlos Malaca sobre o Alcanena XXI


No blog Tou Ca Neura, e sob o título de Prémio Judas Iscariotes , o autor critica o Sr. Carlos Malaca, candidato a Presidente da Assembleia da CM Alcanena pelo Partido ICA por trair os seus ideais. Segundo o autor, o Sr. Carlos Malaca, que foi vereador pelo PSD e ex-candidato a Presidente da Câmara, era um convicto anti-ICA, e agora "vendeu-se" em troca de um possível cargo como Presidente da Assembleia, tendo inclusivé apagado na internet todos os seus escritos em que anteriormente criticava esse movimento político que agora integra.

Não faço o mesmo juizo de valores, até porque não conheço a pessoa em causa, mas faz precisamente amanhã um ano, 19.Set.2008 em que republiquei no ALCANENA-ONLINE um comentário do Sr. Carlos Malaca sobre o Projecto ALCANENA XXI elaborado pelo actual executivo ICA e que será o projecto para o futuro do Concelho de Alcanena.

Nas matérias principais os conceitos eram um pouco divergentes. Será que o Sr. Carlos Malaca mudou de opinião e aderiu ao projecto, ou será que irá influenciar o possível futuro executivo para que abandone o projecto e altere a sua política a implantar no concelho?
Aqui transcrevo o referido artigo integralmente.

A opinião de Carlos Malaca sobre o Alcanena XXI

Durante o mês de Agosto a CM Alcanena submeteu a discussão pública(???) o Projecto ALCANENA XXI que pretende projectar o futuro e a política de desenvolvimento a implantar no concelho de Alcanena.

Como cidadão, o Sr. Carlos Malaca, ex-vereador municipal, e gestor do site ALCANENA.NET, respondeu ao apelo da CMA, tendo registado a sua opinião no site oficial da CMA e posteriormente publicado no site
ALCANENA.NET.
É pena mais cidadãos não lhe seguirem o exemplo, e com a devida vénia, aqui transcrevo o seu artigo de opinião.

Opinião: (Carlos Malaca)

1. Começo por não acreditar que o executivo composto pelo Senhor Presidente da Câmara, Eng. Luís Azevedo e os Vereadores eleitos pelos ICAS tenham preparado um plano de investimentos para aproveitamento do QREN que inclua tantos museus. Todos estes museus não fazem parte do programa eleitoral dos ICAS. O Concelho de Alcanena não é um espaço morto para as memórias. É um lugar vivo para nós e que devemos preparar para as próximas gerações. Falta um ano para o fim do mandato deste executivo. Quem prosseguirá com esta maluquice dos museus no próximo mandato? Poderá alguém esbanjar assim o dinheiro do trabalho de tantos europeus e dos portugueses em particular?

2. Há dois conceitos que a Câmara Municipal teima em casar: turismo e industria. A indústria e a ETAR de Alcanena afastam as populações desta região. Como podemos reclamar esta zona como turística? Não há marketing que vença esta realidade. E a ideia do Alcanena XXI é aumentar a utilização actual da ETAR com indústrias poluentes . . . pois as outras não necessitam desta ETAR. Divorcio garantido e plano falhado.

3. A solução passa pela criação dos pólos: tecnológicos, comerciais, logísticos, universitários e turísticos. Conjunto de pólos a criar nos próximos anos. Os pólos são conceitos que traduzem a ideia de um centro que cresce por força da existência de inter-relações entre os diversos intervenientes. É da responsabilidade do Município a criação deste centro gravítico. Os investimentos privados farão o resto. As alterações mundiais não permitem o sucesso do modelo industrial do Concelho de Alcanena. Temos de nos estruturar para o futuro. A sociedade terá essencialmente mais tempo e mais conhecimento no futuro. É para esse tempo que Alcanena se deve preparar.

4. Gosto das propostas na área do desporto. O plano de Ciclo vias deverá incluir as ligações às Nascentes do Rio Alviela.
Carlos Malaca, in ALCANENA.NET

Alcanena.net

Publicado em 19.09.2008 "ALCANENA-ONLINE"


Sem comentários: