09/10/2009

A compra dos votos


Tem sido uma vergonha, desleal, e quase a roçar os limites do obsceno, a campanha eleitoral promovida pelo ICA.

Primeiro subiram de escalão e renumeração alguns dos funcionários da CMA afectos ao partido. Depois colocaram alguns desses funcionários a telefonar aos idosos a aconselhar o voto. Seguiu-se a mega-sardinhada da 3ª idade, transformada em comício e oferta de relógios e outras prendas da CMA.
Na mesma linha veio o aliciamento das colectividades com a apresentação megalómana de projectos utópicos pagos pela CMA, conjugados com a inauguração de nichos com santinhos e obras feitas apressadamente. O alcatrão não podia faltar e a pavimentação (?) apressada de ruas que ninguém pediu tem sido uma constante, chegando-se ao cúmulo de nesta azáfama, no Covão do Coelho, pavimentarem a rua errada porque não havia ninguém que explicasse qual a ordem de trabalhos.



Agora é a vez de grandes cartazes, livros e papel qb com muitas fotos dos candidatos, camiões, grandes jantaradas pagas e... brindes. Muitos brindes. São às sacadas para quem quiser com canetas, isqueiros de cozinha, toalhas, pens drives, chapéus de chuva, camisolas, batons, relógios, livros de minderico (parece que pertenciam à JFM), etc., etc., e, até queijos para os eleitores mais fiéis. Uma completa loucura de ofertas que faria corar de inveja muitas campanhas nacionais.
Estou convencido de que se pudessem passar um cheque de 20 euros a cada eleitor, faziam-no, e nalguns casos ainda ficavam a ganhar.

Quem pagará tudo isto?
Não sei, nem faço ideia. Ou por outra, muitas destas estragações são pagas indirectamente pelos nossos impostos, e outras, possivelmente, por patrocinadores que mais tarde esperarão tirar os seus respectivos dividendos, se é que não o fizeram já.

Qual o resultado de tudo isto?
Nalguns casos terá um resultado perverso porque o eleitor não é estúpido e não se deixa comprar ou iludir com esta tralha toda. Mas noutros casos, principalmente na população menos esclarecida e na 3ª idade, os resultado já serão mais proveitosos e há muitos votos que, textualmente, são comprados.

Uma coisa é uma oferta de uma esferográfica ou um isqueiro que até servem de veículos promocionais na transmissão de uma mensagem, outra coisa são estes gastos astronómicos neste autêntico carnaval em que os ICAS desesperadamente estão a transformar esta campanha.

É uma luta desleal que devia ser travada com ideologias e propostas, mas, na falta destas e de trabalho realizado, opta-se por esta palhaçada de custos monumentais. Para se ter uma ideia, basta dizer que só o custo do aluguer do camião ICA que desfilou no passado fim-de-semana, quase que dava para financiar toda a campanha do NOVO RUMO que é suportada pelos bolsos dos membros da lista.

Pelo meio ainda emitem uns comunicados falsos a garantir que não deixam fechar as escolas no Malhou, e outros que nem vou aqui referir.

Mas porquê esta loucura e esbanjar de dinheiros num concelho extremamente endividado, onde não há dinheiro para papel higiénico nas escolas e onde as dívidas e promessas às colectividades continuam por cumprir? Será apenas pelo amor ao concelho e desejo de o governar?
Perante pelo que já vi (e nem imagino o que não vi) tenho sérias dúvidas sobre tanta ganância, tanto desespero e tanto apego ao poder.
Isto começa a cheirar a esturro!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

isto é que acontece quando não há ideias, competência mas felizmente que o povo já não é estúpido, pelo contrário...
quantos não ficaram com as ofertas e não votaram neles..
as pessoas têm que se convencer que isto já não funciona assim...
é legítimo merecer votos em troca de ideias, projectos...
agora comprar votos com queijos e canetas...