13/03/2009

Luís Azevedo não se recandidata em Alcanena


O movimento Independentes pelo Concelho de Alcanena (ICA) vai apresentar listas às próximas eleições autárquicas apesar do fundador do movimento e actual presidente da câmara, Luís Azevedo, já ter anunciado que não se recandidata a novo mandato.

"Não gostaria de sair da política empurrado, por isso decidi sair pelo meu próprio pé", afirmou Luís Azevedo, assegurando que o movimento que nasceu em torno da sua candidatura não morreu e está a preparar a equipa que vai candidatar às autárquicas deste ano.

Luís Azevedo, que em 2001 se candidatou como independente em ruptura com o PS, partido pelo qual fora eleito no mandato anterior, disse que depois de 24 anos de responsabilidades autárquicas (foi vereador com pelouros nos três mandatos anteriores) "chegou o momento" de deixar o lugar "a outras pessoas com ideias novas, diferentes".
O autarca entrou em ruptura com o PS quando decidiu manter a sua candidatura contra a vontade do partido, que em 2001 voltou a escolher Carlos Cunha (que presidira ao município desde 1985, função que deixou para Luís Azevedo ao assumir o cargo de Governador Civil em 1996) para liderar a sua lista.

Em 2001, o PS passou dos 51,5 por cento de votos obtidos em 1997 para o que a actual candidata socialista à autarquia, Fernanda Asseiceira, classificou de "desastrosos 19,3 por cento". A candidatura de Fernanda Asseiceira em 2005 recuperou para os 27,1 por cento, querendo o PS que a actual deputada e vereadora recupere agora a autarquia para o partido. Nas autárquicas de 2005, o ICA elegeu quatro vereadores, o PS dois e o PSD um.

Luís Azevedo disse que nunca devolveu o cartão de militante socialista, que ainda guarda no bolso, e também nunca foi expulso. "A minha relação com o partido não existe", afirmou, considerando que essa postura lhe dá uma leitura "mais desprendida, mais crítica", pelo que, hoje, se sente "menos militante, até por algum desencanto e desconforto pela forma como o Governo tem actuado".

O autarca diz que sai da autarquia com a "consciência de dever cumprido", lamentando apenas que a situação económica dos últimos anos não tenha permitido "embonecar" o seu concelho "Gostaria de deixar o concelho com uma imagem diferente, mas fizemos o que tínhamos obrigação de fazer, nomeadamente no cumprimento de normas da União Europeia quanto à cobertura do concelho em saneamento e abastecimento de água" ou na construção de equipamentos nas áreas social, desportiva e cultural e na prestação de serviços, nomeadamente aos mais idosos, disse.
Publicado no "O MIRANTE"

4 comentários:

Anónimo disse...

... penas ires tão tarde! azar teres aparecido...

Será que ainda há esperança? quem? como? com quê?

Alcanena, que és tão pequenina, com pessoas tão pequeninas...

Anónimo disse...

"O autarca diz que sai da autarquia com a "consciência de dever cumprido"..."

Concordo mas o dever desse senhor não foi para o bem de Alcanena. Essa é a diferença!!!

Adeus e até nunca mais.

Espero que o próximo tenha mesmo planos para Alcanena. Mesmo em crise é possível desenvolver o concelho.

Mas é necessário que as pessoas também deem uma ajuda. que tal para começar:
exijam, façam barulho, etc...

deixem as conversas de cafés e participem!

todos necessitamos de todos e as opiniões são sempre bem vindas desde que construtivas.

boa sorte Alcanena.

Anónimo disse...

Adeus e até nunca mais. Sais sem glória como muito gente já esperava. Nas entrelinhas da tua entrevista percebe-se que queres que os ICAS acabem. Por acaso, até tens razão desta vez. Só que eles nunca deviam ter existido. O teu ego é tão grande que chegas a desejar, sem o dizeres, que o movimento acabe por aqui, para que fique a mensagem que eras a alma dele. Não eras a alma eras algo mais concreto: "o intestino grosso". Quanto ao comentário anterior só é pena que as pessoas agora, e passados 8 anos, em que nem piaram, se lembrem de começar a querer fazer barulho. É tarde, meus amigos, já perdemos 8 anos que vão demorar a recuperar.
ADEUS E NUNCA MAIS APAREÇAS POR CÁ.

Anónimo disse...

O povo de Alcanena so sabe falar mal dos outros. Podiamos ser mais unidos, mas no entanto temos acabado com as coisas lindas que havia. Nos que vivemos em Alcanena podiamos desenvolver o mais. Mas preferimos falar dos nossos vezinhos, e ver o que ele ou ela tem (se estao devorciados, o filho e um drogado, o cu da mulher esta maior etc.. sabes codrelhices)
Enquanto o povo de Alcanena nao para com os ciumes, e fazer algo por eles proprio nada avanca.