09/04/2009

Alcanena tem génio de matemática


Génios da Matemática premiados na Figueira
A capacidade de raciocínio, de criatividade e imaginação valeu um passaporte a dez estudantes, de vários pontos do País, para representarem Portugal nas competições internacionais de Matemática. Os eleitos, escolhidos após uma maratona que envolveu 33 mil alunos, foram anunciados ontem na Gala da XXVII Olimpíadas Portuguesas da Matemática, no Casino da Figueira da Foz.

'É sempre gratificante descobrir alunos tão bons' numa matéria que continua a ser um 'quebra cabeças' para muitos dos estudantes, afirmou Helena Monteiro, uma das responsáveis pela prova.

Este ano, inscreveram-se alunos de 1100 escolas, do 8º ao 12º anos. Os 60 melhores das duas eliminatórias disputaram a final no sábado, na EB João de Barros, na Figueira da Foz, divididos por duas categorias.

Na categoria B, do 10º ao 12º anos, a medalha de ouro foi conquistada por Gonçalo Matos, da EB 2,3 e Secundária de Mação; João Morais Pereira, da Secundária Domingos Sequeira (Leiria); e Pedro Vieira, do Externato Ribadouro (Porto), todos do 12º ano.

Na categoria A, do 8º e 9º ano, o ouro foi para Daniel Meneses, da EB Integrada de Oliveira de Frades; Diana Macedo, da ES D. Manuel I (Beja); e Miguel Martins Santos, da Secundária de Alcanena.

'O grande desafio que se apresenta aos jovens é não evitar os problemas complexos. Só assim podem perceber o que têm pela frente', salientou o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, na cerimónia de entrega de prémios.
(...) Ler mais no "CORREIO DA MANHÂ"

Sem comentários: