22/05/2009

O regresso de Carlos Calado


O Meeting de Sintra ditou o regresso de Carlos Calado, o atleta que nasceu em Alcanena e que trouxe para Portugal duas medalhas de Bronze em duas grandes competições, decorria o ano de 2001 (Mundial de Pista Coberta e de Ar Livre). Começou a sua carreira internacional com 14 anos e após já ter abandonado, aos 33 anos decidiu voltar ao atletismo.

Abandonou depois de uma passagem mal sucedida pelo Benfica, clube que aponta não ter pago o que devia: “Estava a recuperar de uma operação e estava num clube que não cumpriu com as mensalidades. Decidi abandonar porque tinha que olhar pelo meu futuro e entrar no mercado de trabalho”.

O DESEJO DE VOLTAR AO ATLETISMO
Ingressado no mercado de trabalho, no ramo imobiliário, Carlos Calado sentiu diversas vezes vontade de regressar ao atletismo e quando questionado sobre o que fazia nesses momentos, reagiu com alguma graça: “Quando tinha vontade, sentava-me e esperava que passasse”.

Acabou por ficar convencido do seu regresso quando o seu antigo treinador, Miguel Caldas, o desafiou, depois de ter ficado com o bixinho quando ia ver algumas competições: “Tomei a decisão a seguir ao Campeonato da Europa de Pista Coberta! Por acaso encontrei o Miguel e ele propôs-me este desafio, sem grandes objectivos e vamos avançar para uma coisa que nas disciplinas técnicas ainda não fizeram, que é com 33 anos pensar em voltar a competir ao mais alto nível. A propor uma coisa destas sei que iria exigir muito de mim e também é um desafio para mim para saber até que ponto é que sou capaz de entrar num desafio e de arriscar, é quase como uma roleta russa.”

Ao saber do regresso, o Sporting contactou-o no sentido de representar a sua antiga equipa até final da época, face à ausência de um grande atleta no triplo salto, convite que Carlos Calado acedeu positivamente.



A NOVA FASE NO ATLETISMO
Considerando a sua presença no Meeting de Sintra como bastante positiva, Carlos Calado estará já na próxima semana no Meeting de Elvas, desta feita no Triplo Salto. Contudo o saltador português não aposta neste momento em nenhuma das frentes em específico, treinando as duas especialidades. Os treinos, decorrem ao final de todos os dias, continuando Carlos Calado com a sua vida profissional: “continuo a trabalhar e isso implica alguns sacrifícios e fazer um planeamento de toda a minha vida, em função do treino.”

Quanto à forma como decorrem os treinos, Carlos Calado considera estar a ser mais simples que na altura em que abandonou: “Por incrível que pareça este novo desafio a que me propus está-me a custar bastante menos do que há uns anos atrás. Estou a recuperar de um treino para o outro que era o que eu pensava ser mais difícil e isso é que me motivou a entrar em competição tão cedo.”



CAMPEONATO DE PORTUGAL, O PRINCIPAL OBJECTIVO
O futuro de Carlos Calado reserva agora objectivos prova a prova, mas o saltador português aponta o seu momento de forma para o Campeonato de Portugal, em Julho: “Consegui estar com dois meses de treino ao pé desta juventude, temos muitos anos de diferença, já era internacional ainda eles não tinham nascido. Fico contente por voltar a estar presente numa competição, a cumprir os objectivos a que nos propomos. Acho que se avizinham aí umas boas competições”
Publicado no "ATLETA DIGITAL"

Sem comentários: