14/12/2009

Cultrede contempla espectáculos para 18 concelhos


A Câmara de Leiria apresentou hoje o projecto Cultrede, uma rede que integra 18 concelhos e que pretende aumentar a oferta cultural nestes municípios, abrangendo mais de 816 mil pessoas.

A iniciativa é liderada pelo município de Leiria e embora os espectáculos já se tenham iniciado em Setembro, só agora foi aprovado o financiamento comunitário de 1 milhão e 900 mil euros.
O administrador da Cultideias, Vítor Martelo, entidade que promove o Cultrede, explicou que o município de Leiria foi o escolhido para liderar o projecto por ter sido "o primeiro membro da rede".

O projecto pretende promover o desenvolvimento cultural das comunidades e contribuir para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos, através da descentralização, diversificação e qualificação da oferta cultural e artística.

Cada concelho da rede indica cinco projectos para figurarem no catálogo conjunto.
"São obrigatoriamente escolhidos dois, mas há concelhos em que os cinco nomes são aceites", adiantou Vítor Martelo.
O administrador disse ainda que são também aceites projectos artísticos que se auto-candidatam.
"Este ano tivemos mais de 400 propostas", acrescentou, explicando que o objectivo é a "qualidade, diversidade e dar aos concelhos aquilo que não é hábito terem".

Numa primeira fase, o projecto contempla 97 espectáculos e actividades educativas, que estão a decorrer até 31 de Março de 2010. O segundo catálogo será lançado a partir de Abril do próximo ano até Dezembro e já integrará 250 espectáculos. O projecto termina em Agosto de 2011.

O projecto integra os municípios de Alcanena, Alcochete, Alijó, Castelo Branco, Estarreja, Figueira da Foz, Gouveia, Leiria, Nisa, Oeiras, Paredes de Coura, Pombal, Ponte de Lima, Rio Maior, Santarém, Santiago do Cacém, Seia e Sesimbra.
Os concelhos de Paços de Ferreira e Nelas também integram a rede e recebem programação em itinerância, mas com o estatuto de parceiros indirectos.
Publicado em "DN ARTES"
Site CULTREDE : http://www.cultrede.com/



Em 01 MAI 09, o JORNAL TORREJANO noticiou:
Alcanena adere à Cultrede
O município de Alcanena respondeu afirmativamente ao pedido feito pelo municípo de Leiria (enquanto impulsionador do projecto) para integrar a Cultrede. À semelhança da Artemrede, a parceria pretende criar um circuito cultural, em que os custos­ dos espectáculos serão comparticipados em 40 por cento, neste­ caso por fundos comunitários. A Cultrede é um projecto que teve início este ano e cuja primeira fase durará até 2011. Nestes­ três anos, a Câmara de Alcanena tem previsto investir 72 mil euros em espectáculos culturais.

Na reacção à política cultural do executivo, a vereadora do PSD deixou algumas interrogações, na reunião que aconteceu­ a 27 de Abril, nomeadamente se os custos­ da Cultrede, a juntar­ à actividade do Cine-Teatro S. Pedro, não irão sobrecarregar a tesouraria da autarquia. Do lado do PS, a vereadora Fernanda Asseiceira mostrou maior compreensão­, e justificou que a rentabilização do cine-teatro­ é algo que deve ser feito.

Sem comentários: