Organizado pela Robustuna Afonsina de Casais Robustos, no próximo dia 21 de Junho (Domingo), com início às 15h, decorrerá o 2º Festival de Casais Robustos de Música e Cantares Tradicionais Portugueses. Para além da participação da Robustuna Afonsina, o Festival conta com a participação do Grupo Coral os Cardadores da Sete, de Castro Verde, da Tuna Souselense do Centro Cultural e Desportivo de Souselas, do Grupo de Cantares de Sousel, e do Grupo Musical e Tradições do Espinheiro. O Festival terá lugar no Salão Polivalente de Casais Robustos.
É já no próximo fim-de-semana que o Grupo Boca de Cena da Casa do Povo de Minde, vai estrear no palco do Cine-Teatro Rogério Venâncio a hilariante comédia "O Pátio das Cantigas". A peça de teatro será exibida nos dias 19, 20 e 21 de Junho pelas 21h30m.
Do período áureo da comédia portuguesa, que se transformaria em cinema de sucesso popular, “O Pátio das Cantigas” é, na minha opinião, “la crème de la crème”.Os seus intérpretes eram todos vedetas do teatro de Revista, que diariamente levava centenas e centenas de pessoas, em duas sessões, aos vários teatros existentes no saudosíssimo Parque Mayer.António Silva, Vasco Santana, Laura Alves, Ribeirinho e Barroso Lopes, formavam um grupo de luxo, a que se juntou o então grande galã do cinema português, António Vilar.
Passados 67 anos desde a produção cinematográfica, "O Pátio das Cantigas" estará no palco de Minde com encenação de Elsa Nogueira. com a participação de Isabel Pereira, Rui Venâncio, Manuel Reis, Elsa Nogueira, Regina Branco, João Afonso, Catarina Almeida, Paulo Alves, Ana Fresco, Rui Afonso, Simão Pedro, Lurdes Lopes, Nuno Pires, Agostinho Nogueira, Fábio Gorjão, Gilberto Rosa, TóZé Crachat e João Faria. Os bilhetes estão à venda na Relíquia, e com este elenco de luxo todos esperamos lotações esgotadas. Reserve já o seu lugar e vá RIR ATÉ NÃO PODER MAIS!!!!!
Paralelamente a TV MINDE irá fazer mais uma experiência de transmissão em directo, estando agendadas as 3 sessões com transmissões na hora. Será apenas utilizada uma câmara fixa, mas contamos que as imagens sejam de qualidade pois conseguimos um equipamento topo de gama. Isto não impede que levante "o rabinho do sofá", pois se quer ouvir as célebres expressões "Oh Evaristo, tens cá disto?" terá de comprar bilhete e de se deslocar ao Cine-Teatro porque... possívelmente iremos fazer cortes estratégicos. Vá ao TEATRO!!!! As emissões poderão ser vistas no site WWW.TV.MINDE.EU
A equipa de juvenis do Juventude Amizade e Convívio (JAC) de Alcanena está na final four do Campeonato Nacional de Andebol da categoria.
As alcanenenses venceram os três jogos do torneio de apuramento da 3.ª fase – Zona 2, que decorreu de 5 a 7 de Junho, no pavilhão da Escola Secundária.
No primeiro jogo o JAC venceu o Salgueiros por 33-24. No segundo superou a equipa madeirense do Académico do Funchal por 30-23. Na terceira e última partida as jovens de Alcanena despacharam o Valongo do Vouga por 45-35.
Uma época extraordinária para o JAC Alcanena que, depois da equipa de infantis ter assegurado a presença na fase final do respectivo campeonato nacional e de ter garantido o título de campeão nacional de iniciados femininos, chega à final four do campeonato com as juvenis.
A prova vai ser disputada a 19, 20 e 21 de Junho em local ainda a designar. Para além do JAC-Alcanena, estão apuradas as equipas de Valongo do Vouga, Maiastars e Bartolomeu Perestrelo (Madeira). A fase final das infantis tem lugar na mesma data, na Maia. Publicado no "O MIRANTE"
A Galeria de Exposições do Cine-Teatro São Pedro recebe, no próximo dia 21 de Junho (domingo), pelas 18:00h, um concerto comentado de Música de Câmara e Canto, pelo Grupo de Câmara e Canto do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG), com direcção do Professor Hélder Gonçalves.
Depois do brilhante concerto do Ensamble de Clarinetes, este concerto comentado, ao final da tarde de Domingo, é uma nova proposta para divulgar o trabalho de alunos e professores deste conservatório de música. E também uma oportunidade para passar um final de tarde diferente e original. Entrada Livre!
O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, nos dias 27 e 28 de Junho de 2009, a quinta edição do Salão do Salão do Automóvel e do Motociclo Clássico.
Realizado nos moldes das edições anteriores, este evento temático vai reunir coleccionadores e admiradores de viaturas antigas, com matrículas até ao ano de 1980, veículos que marcaram a sua época e que são, hoje, preservados enquanto património cultural e recreativo. Paralelamente, decorrerá o IV Passeio Turístico pelo Concelho de Alcanena, sob o tema “Entre a Serra e o Rio”, na tarde do dia 27 de Junho, com concentração marcada junto aos Paços do Concelho, às 13:30h e partida às 15:00h.
Estão já abertas as inscrições para os interessados em participar no evento, nas seguintes modalidades: - Expositor Automóvel (prioritário para veículos que ainda não tenham sido expostos); - Expositor Motociclo - Expositor de coleccionismo, peças ou outros artigos relacionados com o tema; - Participante no Passeio Turístico.
As inscrições deverão ser enviadas até dia 16 de Junho para: Câmara Municipal Alcanena / Sector de Cultura e Turismo V Salão do Automóvel e do Motociclo Clássico Praça 8 de Maio - 2380-037 Alcanena
Descarregue aqui a Ficha de Inscrição e consulte as normas do V Salão do Automóvel e do Motociclo Clássico. Veja também o itinerário do IV Passeio Turístico pelo Concelho de Alcanena. Para mais informações, contacte o Sector de Cultura e Turismo da Câmara Municipal Alcanena, através do telefone 249 889 114 ou do e-mail cultura@cm-alcanena.pt. Esta é uma iniciativa conjunta do Município de Alcanena e das entidades Vítor Mira Lda., Motoclube Alcanena e “Amigos das Velharias”. Veja aqui o cartaz de divulgação do evento.
A Praia Fluvial dos Olhos de Água recebe, nos próximos dia 19, 20 e 21 de Junho, a segunda edição da Airefolk – Festa do Solstício, com o seguinte programa:
Sexta, 19 de Junho Mu Mosca Tosca Sábado, 20 de Junho Alfa Arroba Fol&ar Domingo, 21 de Junho No Mazurka Band
A bilheteira estará aberta a partir das 20:00h e o preço dos bilhetes é o seguinte: Bilhete simples (uma noite) – 10€ - Bilhete geral (duas noites) – 15€
A par da animação musical, decorrem também workshops de dança, workshops de instrumentos, visitas ao carsoscópio, passeios pedestres, jogos tradicionais e noite dos morcegos.
Esta é uma iniciativa da Associação Cultural e Ambiental Cov’Altas, Município de Alcanena, Carsoscópio – Centro Ciência Viva do Alviela, Tradballs e Cine-Teatro São Pedro, e com os apoios da Junta de Freguesia de Louriceira, Crédito Agrícola de Porto de Mós, Luságua Alcanena, AIJIL – Associação de Apoio Integrado aos Jovens e Idosos de Louriceira e Restaurante Bar Olhos d’Água.
O calvário das populações ribeirinhas do Alviela devido à poluição pode estar a chegar ao fim. A luz ao fundo do túnel começou a ver-se sexta-feira, 5 de Junho, com a assinatura, em Alcanena, de um protocolo envolvendo quatro entidades e que prevê a realização de várias intervenções complementares para mudar a face ao rio. A metáfora luminosa foi deixada pelo representante da AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Resíduos de Alcanena, Fernando Fernandes, dizendo que “desta vez a luz ao fundo do túnel não é a do comboio que nos vem arrasar a todos, mas sim a saída” para os problemas.
O investimento estimado é de 21,2 milhões de euros e engloba: a construção de uma unidade de tratamento de resíduos industriais (raspas verdes); a melhoria do sistema de tratamento da ETAR de Alcanena; remodelação da rede de colectores de águas residuais; reabilitação da zona de lamas não estabilizadas; e defesa contra cheias da ETAR de Alcanena.
Integrado no mesmo protocolo, assinado pela Câmara de Alcanena, Instituto da Águas (INAG), Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARHT) e AUSTRA, encontra-se ainda a reconstrução da cascata do mouchão de Pernes, no concelho de Santarém. Uma obra também há muito reclamada e cujo início está previsto para breve.
O presidente da Câmara de Alcanena, Luís Azevedo (ICA), considera que desta vez não se trata apenas de uma expressão de intenções mas sim de medidas concretas para colocar fim ao flagelo ambiental que há décadas, de forma regular, afecta o rio que cruza os concelhos de Alcanena e Santarém. O autarca fez um breve historial do processo, reconhecendo que a industrialização desenfreada e desumanizada deixou mossas difíceis de esquecer. “A agonia e morte do rio Alviela foi a face mais mediática e triste desse problema”, lamentou.
Apesar do investimento de 70 milhões de euros feito nas duas últimas décadas no sistema de tratamento de resíduos de Alcanena, o problema nunca ficou resolvido por inteiro. E é isso que agora se pretende. O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, lamentou o arrastar do problema mas congratulou-se com a concertação entre as várias entidades que à partida permitirá resolver uma questão complexa. Também o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Baleiras, realçou esse aspecto e o envolvimento de três programas operacionais (Centro, Alentejo e da Valorização do Território) na comparticipação dos projectos.
Os projectos um a um - Unidade de Tratamento de Resíduos Industriais. Tem como promotor a AUSTRA e um orçamento de 2,6 milhões de euros, com comparticipação prevista de fundos europeus de 70 por cento. - Melhoria da eficiência do sistema de tratamento da ETAR de Alcanena. Obra da AUSTRA. Investimento de 7 milhões de euros, com financiamento comunitário previsto de 60 por cento. - Remodelação da rede de colectores de águas residuais. O valor é de 5,9 milhões e a AUSTRA terá comparticipação máxima de 70 por cento. - Reabilitação da zona de lamas não estabilizadas. Obra da responsabilidade da ART do Tejo. Valor de 5 milhões de euros. Aguarda aprovação da candidatura para financiamento em 70 por cento pela União Europeia. Conclusão prevista para Dezembro de 2009. - Defesa contra cheias da ETAR de Alcanena. Projecto do INAG, com um valor de 777 mil euros. Conclusão prevista para Abril de 2010. - Reconstrução da cascata do Mouchão de Pernes. Obra do INAG no valor de 917 mil euros. Conclusão prevista para Junho de 2010. Publicado no "O MIRANTE"
COMENTÁRIO: Colocado no post "Ponte da Ferreira sobre o Alviela na Louriceira", em 02.05.2009 Gastam-se milhões em obras de fachada, e anunciam-se outros bons milhões para despoluir o Alviela, mas colocar uns simples caixotes para o lixo, ou reparar uma ponte que é um perigo e não oferece as mínimas condições de segurança, já ninguém liga. É lastimável o ponto a que o município deixou chegar esta situação que com poucos custos se resolveria. Lastimável é também a conduta dos usuários que fazem do local um depósito de lixo sem qualquer preocupação ambiental. Como diz o autor do apelo: é necessário mais "sensibilização para preservar este maravilhoso espaço que é de todos".
O projecto Férias Desportivas está de regresso com mais uma edição das Férias Desportivas de Verão, que decorre de 29 de Junho a 24 de Julho, uma iniciativa do Sector de Desporto, Juventude e Tempos Livres do Município de Alcanena, feita a pensar na ocupação das crianças do concelho durante o período de férias escolares.
Com a duração de 4 semanas (uma semana para cada turno), este programa destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos e inclui um vasto leque de actividades: idas à praia, às piscinas e à Praia Fluvial dos Olhos de Água, acampamento, atletismo, andebol, basquetebol, futsal, futebol, futebol de praia, cinema ao ar livre, pedestrianismo, caminhadas nocturnas, dinâmicas de grupo e manobras com cordas.
Os 4 turnos decorrerão nos seguintes períodos: 1º Turno: de 29 de Junho a 3 de Julho 2º Turno: de 6 a 10 de Julho 3º Turno: de 13 a 17 de Julho 4º Turno: de 20 a 24 de Julho
A inscrição, no valor de 10€/turno, inclui transporte, equipamento necessário à realização das actividades e seguro de acidentes pessoais. As inscrições são limitadas a um máximo de 40 participantes por turno.
Os interessados em participar nas Férias Desportivas da Páscoa deverão efectuar a sua inscrição no Sector de Turismo da Câmara Municipal de Alcanena (249 889 010) ou na Delegação da Câmara Municipal de Alcanena em Minde (249 840 491). Veja o cartaz de divulgação da actividade.
O Raid BTT Minde 2009, cuja preparação começou a ser planeada e organizada há seis meses atrás, não será só BTT, Parapente e Passeio Pedestre. Este evento terá início no Sábado (dia 6) às 15 horas na Praça 14 de Agosto com a FESTA NATURA, cuja realização pretende ser o embrião de uma grande festa e expo da natureza num futuro muito próximo.
Da programação da Festa Natura constam múltiplas actividades para crianças e graúdos onde se inclui: Actividades Lúdico Pedagógicas para crianças, Biblioteca Itenerante, Jogos Tradicionais como o Cinquilho e o Jogo da Cavilha, Corridas de Sacos, Insufláveis, Tenda Natura Lounge, Demonstração de Karaté, Gincana de Segways, Bilhar Holandês, Tiro ao Arco, Pintura, etc, etc. Haverá ainda Porco Assado no Espeto, Bar dos Escuteiros e um Écran Gigante para ver o jogo entre as selecções de Portugal e Albânia, e... muita música com DJs. Um mundo de diversão para toda a família, e a organização conta com a sua presença e, principalmente, que traga os seus filhos e netos. Não se irá arrepender !!!
RAID BTT MINDE 2009 em números Para este evento, cujas inscrições para o BTT já se encontram encerradas e esgotadas, a organização estima os seguintes números:
RAID BTT - 500 concorrentes Acompanhantes - 200 pessoas Passeio Pedestre - 150 a 200 caminheiros Mini BTT - 65 crianças Parapente - 25 pessoas Almoço - 850 convivas Organização - 55 voluntários Socorrismo - 45 bombeiros + 5 paramédicos Expo BTT - 8 expositores (Pav. Ana Sonça) Festa Natura - 50 colaboradores e 400 visitantes
Enfim, se o S. Pedro colaborar, espera-se que seja um dos maiores eventos realizados em Minde nos últimoa anos. Poderá ver toda a programação da Festa Natura e de todo o restante evento no site WWW.BTT.MINDE.EU
O Cine-Teatro São Pedro apresenta, no próximo dia 6 de Maio (sábado), pelas 21:30h, um Recital de Piano com Marta Menezes, jovem pianista do concelho de Alcanena, natural de Minde.
Marta Menezes iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Minde, onde foi aluna de Gabriela Capaz e Paulo Pacheco. Actualmente, encontra-se a frequentar o último ano da Licenciatura em Piano da Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Miguel Henriques.
Frequentou diversas masterclasses e cursos de aperfeiçoamento com os pianistas António Rosado, Álvaro Teixeira Lopes, José Eduardo Martins, Volker Banfield e Olga Prats, entre outros. Tem participado em diversos concursos em Portugal e no estrangeiro, tendo sido laureada no II Concurso Nacional de Ourém (2005), Concurso Internacional Scriabin (Paris – 2006), Concurso de Piano da Cidade de San Sebastien (2007), e 18º Concurso Internacional de Piano “Roma 2008”.
Apresenta-se regularmente em recital, a solo e em formações de câmara, tendo actuado em diversos locais, tais como: Auditório do Conservatório Jaime Chavinha, Auditório Municipal de Ourém, Teatro S. Luís, Palácio Foz, Centro Cultural de Belém e Escola Superior de Música de Lisboa.
Com uma duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo), este espectáculo destina-se a maiores de 4 anos, sendo o preço dos bilhetes no valor de 5€ (preço único). As reservas poderão ser efectuadas através dos telefones 249 889 115 ou 249 889 010 (das 9:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:30h), ou através do e-mail bilheteira@cine-teatro.alcanena.pt . A não perder!
A manhã do dia 7 de Junho (Domingo) vai ser muito movimentada em Minde. Além do BTT, Mini BTT e Parapente, existe ainda o PASSEIO PEDESTRE no Polje de Minde.
Se no ano passado a adesão atinguiu 180 pessoas, este ano a organização preparou meticulosamente todos os pormenores. Vão existir mais guias, sendo alguns geólogos e especializados no meio-ambiente e biodiversidade da nossa região. Contamos com a participação de alguns especialistas do movimento AMIGOS DA VIDA SELVAGEM.
A partida terá início às 9h30m no Pavilhão Gimnodesportivo de Minde, o percurso terá aproximadamente 10 kms, e não será necessário qualquer inscrição. Basta juntar-se e participar. Se pretender poderá também almoçar connosco no Pavilhão Ana Sonça juntamente com os participantes no BTT. O almoço terá o custo de 8 euros, mas terá que se inscrever antes de se iniciar o passeio, e, para facilitar a vida à organização, poderá fazê-lo já através do e-mail bttminde@gmail.com.
Venha passear connosco e conhecer as maravilhas do Polje de Minde. Irá divertir-se e a SUA SAÚDE AGRADECE. MEXA-XE !!!
ESTRADA MINDE / FÁTIMA
Esta estrada está em péssimas condições, sendo um perigo constante para os milhares de peregrinos que se dirigem a Fátima. ASSINE A PETIÇÃO !!!
A origem da vila de Alcanena remonta, segundo alguns historiadores, à ocupação árabe da Península, da qual herdou, para além da toponímia, a fixação e o desenvolvimento dos trabalhos de curtimento de peles. Da influência árabe na região ter-lhe-á ficado, como atrás foi referido, a toponímia: as duas principais versões propõem-nos “alcalina”, “cabaça seca” e “al-kinan”, “lugar sombreado”. Contudo, e durante séculos, a história de Alcanena e sua região dilui-se na história mais geral do concelho de Torres Novas, do qual se desligou administrativamente no início do século.
A vila terá sido tomada pelos portugueses no reinado de D. Sancho I, que teve grande importância no seu povoamento. No decurso da história, Alcanena sofreu com as lutas com Castela e, mais tarde, com as invasões francesas e com as lutas liberais entre D. Pedro e D. Miguel.
Terra liberal por excelência, Alcanena vibrou com a implantação da República, a que está indissoluvelmente ligada. “Para o País a República, para Alcanena o Concelho”, foi o mote para unir os alcanenenses nesses tempos. Em 8 de Maio de 1914, pela lei Número 2 156, era criado o Concelho de Alcanena, integrando as freguesias de Alcanena, Bugalhos, Minde e Monsanto, até aí pertencentes ao concelho de Torres Novas, e Louriceira e Malhou, então do concelho de Santarém. O mesmo diploma elevaria Alcanena à categoria de vila.
Mas se a autonomia, por lei, chegou apenas em 1914, não há dúvida de que Alcanena, desde cedo, se começou a evidenciar pelas características das suas actividades económicas, com especial destaque para a indústria de curtumes.
Situado na região do Ribatejo, o concelho de Alcanena conta, actualmente, com 15 mil habitantes, distribuídos por dez freguesias (Alcanena, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Minde, Moitas Venda, Monsanto, Serra de Santo António e Vila Moreira) e uma área de 127,8 Km2.
O concelho apresenta-se hoje como um território caracterizado pela actividade industrial de curtumes, que é a sua principal base económica, logo seguida da indústria têxtil que, com raízes históricas na freguesia de Minde, assume igualmente um importante papel na economia local e regional.