29/10/2009

Alma Flamenca no S. Pedro em Alcanena


O Cine-Teatro São Pedro apresenta, no próximo dia 31 de Outubro (sábado), às 21:30h, o espectáculo Alma Flamenca.

Jesus Herrera (Prémio Nacional de Baile Flamenco 2005, por Alegrías) e Lola Jaramilla (Prémio Nacional de Baile Flamenco 2006, por Tarantos) são a “Alma” deste espectáculo, que faz um percurso por diferentes géneros de flamenco, outorgando a cada um o sentimento e a pureza que requerem.
A grandeza da farruca, o estilo da caña, a frescura das alegrías, a profundidade do taranto e a pureza da soleá. Tudo isto adereçado com solos de cante e guitarra e rematado com um autêntico fim de festa. Alma Flamenca é um espectáculo de flamenco na sua máxima expressão.

Com uma duração aproximada de 60 minutos (sem intervalo), o espectáculo destina-se a maiores de 6 anos, sendo o preço do bilhete no valor de 5€ (preço único).

TV MINDE transmite tomada de posse da CMA




Terá lugar no próximo dia 31 de Outubro de 2009, a partir das 16:00h, no Cine-Teatro São Pedro, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal de Alcanena e para a Câmara Municipal de Alcanena. Através do site TV.MINDE.EU a TV MINDE transmite em directo a cerimónia.

ESCLARECIMENTO:
Vários problemas técnicos impedem-nos de actualizar o site da TVM, bem como ter acesso às imagens em arquivo. Contudo, as transmissões em directo estão a ser possíveis, pelo que a TVMinde irá realizar a anunciada transmissão.
A TV MINDE pede desculpas por estas falhas amadoras, mas em breve contamos ter um site renodelado e operacional, bem como disponibilizar algumas reportagens em atraso.
Media Minde

Portal do Cidadão – Alcanena Integra Projecto “A Minha Rua”


O Projecto “A Minha Rua”, um sistema interactivo que permite aos cidadãos reportar ocorrências das ruas ou bairros por onde passam e sugerir melhorias directamente à autarquia, conta com mais uma Câmara. Alcanena aderiu à iniciativa, depois dos municípios de Arganil, Borba, Évora, Lousã, Murça, Ovar, Pombal e Portalegre.

Inserido no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, “A Minha Rua” começou com cinco autarquias e tem vindo gradualmente a crescer. A Câmara Municipal de Alcanena foi a última a aderir a esta iniciativa, ainda em fase piloto e que espera abranger mais municípios, dando ao cidadão um papel mais activo na melhoria dos problemas locais e ajudando a autarquia a cuidar da sua rua.

“A Minha Rua” é um projecto de participação cívica, disponível a partir do Portal do Cidadão, que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando as mais variadas situações relativas a espaços públicos (desde iluminação, jardins, veículos abandonados, etc.) e sugerindo melhorias directamente à respectiva Câmara Municipal.

Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. A plataforma permite, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

Para mais informações consulte o Portal do Cidadão, em www.portaldocidadao.pt.

Festival Materiais Diversos




O Festival Materiais Diversos é um festival de artes performativas que cruza espectáculos internacionais vindos da Alemanha, Hungria, Inglaterra e País de Gales com espectáculos nacionais, muitos deles desenvolvidos com as associações locais.
A programação parte da ideia de que a música, e em particular a relação que estabelece com as outras disciplinas, é o fio condutor que une os espectáculos. Não se trata aqui de tomar a música como tema, mas sim pensar nela como elo de ligação, criando relações particulares com o que vemos em palco. (...)

Tiago Guedes (Director Artístico)

Já está disponível on-line toda a informação sobre o FESTIVAL MATERIAIS DIVERSOS que decorrerá em Minde, Alcanena e Torres Novas entre os dias 19 e 29 de Novembro de 2009.
Programas, brochuras, transportes, informação local, etc. O site é excelente:http://www.materiaisdiversos.com/


94º Aniversário da Sociedade Musical Mindense




A música já mora em Minde há muitos anos, e a Sociedade Musical Mindense é bem a prova deste gosto pela cultura e pela música sempre presente no povo de Minde.
No passado 25 de Outubro a SMM celebrou o seu 94º Aniversário, e após algumas cerimónias realizou o almoço de confraternização no Restaurante Malgueira com a participação de mais de 300 Amigos da Banda.
Foi também dia de estrear um fardamento novo oferecido pela CMA.

Após um desfile pelo centro da vila e a homenagem no Coreto ao Mestre Jaime Chavinha, seguiu-se o concerto no Cine-Teatro Rogério Venâncio que se iniciou às 17.30h, tendo o mesmo sido integralmente transmitido em directo através da TV MINDE.



Sete temas magistralmente interpretados e dirigidos pelo Maestro João Carlos, constituiram um excelente momento musical com 60 músicos em palco.
Este é um daqueles espectáculos anuais que eu não perco por nada, e este concerto também não defraudou as expectativas. Muito bom mesmo, e é um prazer ver toda aquela juventude em palco.
Sinceros Parabéns !!

No final foi ainda agraciado pela SMM, com oferta de um clarinete antigo, o Sr. Luís Azevedo, Presidente cessante da CMA, e apresentados novos elementos da Banda.



28/10/2009

Tomadas de Posse dos Eleitos Locais


MUNICÍPIO DE ALCANENA

Terá lugar no próximo dia 31 de Outubro de 2009, a partir das 16:00h, no Cine-Teatro São Pedro, a cerimónia de tomada de posse dos eleitos para a Assembleia Municipal de Alcanena e para a Câmara Municipal de Alcanena, na sequência do acto eleitoral realizado no passado dia 11 de Outubro.

A sessão será aberta ao público.



D. Afonso Henriques na Biblioteca Municipal


Exposição “900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques e Independência de Portugal”

Na Biblioteca Municipal de Alcanena, até 31 de Outubro de 2009

No ano em que se assinalam os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, que conquistou a independência portuguesa em relação ao Reino de Castela em 1143, com o Tratado de Zamora, a Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena, terá patente, de 6 a 31 de Outubro, na Sala de Adultos (1º piso), a exposição 900 Anos do Nascimento de D. Afonso Henriques e Independência de Portugal.

A entrada é gratuita

NOTA:
Foto lateral - Selo oficial de D. Afonso Henriques

20/10/2009

Alcanena: Resultados das Autárquicas 2009


O site oficial da CM Alcanena já divulgou a tabela oficial dos resultados eleitorais referentes às Autárquicas 2009 no Concelho de Alcanena. VER TABELA AQUI

PS: A tabelha está disponibilizada em PDF e necessita de ampliar o nível de zoom para conseguir visualizar.

14/10/2009

Fernanda Asseiceira recuperou a Câmara de Alcanena para o PS




A candidata socialista porfiou e conseguiu finalmente arrebatar o poder aos independentes do ICA, aproveitando o facto de o presidente da câmara Luís Azevedo não se ter recandidatado.

Já passava das 22h00 do último domingo quando fechou a contagem dos votos nas várias freguesias do concelho de Alcanena, mas na sede de candidatura do Partido Socialista, Fernanda Asseiceira e os seus apoiantes já há muito que faziam a festa e levantavam os braços em sinal de vitória.

A reconquista da câmara para o PS começou a desenhar-se muito cedo. Cerca das 20h30 era já um dado adquirido e a espaços ouviam-se gritos de vitória. Mas Fernanda Asseiceira queria mais, queria a maioria absoluta. “Já vencemos o primeiro round, mas vamos ter calma, queremos a maioria absoluta”, disse à reportagem de O MIRANTE, quando eram 21h00.

Cerca das 21h45 aconteceu o clímax. Fernanda Asseiceira pegou no cachecol levantou-o bem alto e gritou “Conseguimos a maioria absoluta, é uma vitória em quase toda a linha, só não vencemos uma junta”. Foi a apoteose. A candidata foi de imediato alvo dos abraços e cumprimentos dos muitos apoiantes que já se encontravam no local.



Na sala principal, à vista de toda a gente, os candidatos recebiam as votações das várias mesas via telefone, que depois eram introduzidas no computador. Os apoiantes olhavam com ansiedade para o ecrã, que ia dando a tendência de voto no concelho. O PS garantiu oito das 10 freguesias, Bugalhos, Espinheiro, Louriceira, Malhou, Monsanto, Serra de Santo António, Vila Moreira e Alcanena. Não ganhou apenas em Minde, onde perdeu por apenas 19 votos, e Moitas Venda onde a vitória dos Independente pelo Concelho de Alcanena foi mais expressiva.

Na rua a festa já era de euforia. Entre a multidão, os pais de Fernanda Asseiceira emocionados até às lágrimas eram abraçados e cumprimentados por todos. A esposa de Joaquim Asseiceira temia pela saúde do marido e pedia-lhe para ele não se enervar e não se emocionar demais. Mas também ela chorava de alegria.

Na sala já tudo gritava e pulava, esquecendo-se por momentos do frango assado, dos panados e dos bolos em cima da mesa. A nova presidente acedeu a falar para O MIRANTE ainda antes do discurso da vitória. “Ganhou a verdade, ganhou o trabalho, a seriedade e a responsabilidade”, foram as primeiras e emocionadas palavras de Fernanda Asseiceira.

“Finalmente o PS reconquistou a Câmara de Alcanena com os votos de todos os munícipes do concelho. Tivemos o apoio transversal de todos os partidos. Temos na realidade um projecto para promover o desenvolvimento e esperança de futuro que o concelho merece. Tínhamos consciência que neste concelho até a prática da cidadania se estava a perder. Ainda bem que nós candidatos do PS conseguimos esta grande vitória com maioria absoluta, para podermos puxar o concelho de Alcanena para o topo do distrito. Os alcanenenses merecem-no e nós vamos trabalhar sem desfalecimento para isso”, disse com a alegria estampada no rosto.

Aliás Fernanda Asseiceira sentiu-se recompensada pelos seus conterrâneos e sem nunca se dirigir em concreto aos seus adversários referiu: “Um trajecto de trabalho e seriedade de oito anos foi recompensado. As pessoas acreditaram e deram-nos a maioria absoluta. Garanto que vamos fazer tudo para não as desiludir”.
Publicado no "O MIRANTE"



COMENTÁRIO:
Parabéns Srª. Drª. Fernanda Asseiceira! - Eu também acredito !!
E Alcanena merece. (a frase estava era no cartaz errado)


09/10/2009

VOTE, MAS VOTE BEM


A grande maioria da população está contra os ICAs, como aliás já se viu nas eleições anteriores em que 65% da população não votou ICA.
Sucede que a dispersão de votos acabou por funcionar a favor desse partido e por 35 votos acabaram por ter maioria absoluta na Câmara e por 42 votos ganharam a Junta de Freguesia de Minde.

Não podemos cair nesse erro.
É preciso votar, e votar conscientemente.
Sou um cidadão livre, tal como todos nós, e voto em quem entender. Para a Câmara Municipal de Alcanena eu vou votar FERNANDA ASSEICEIRA.



A compra dos votos


Tem sido uma vergonha, desleal, e quase a roçar os limites do obsceno, a campanha eleitoral promovida pelo ICA.

Primeiro subiram de escalão e renumeração alguns dos funcionários da CMA afectos ao partido. Depois colocaram alguns desses funcionários a telefonar aos idosos a aconselhar o voto. Seguiu-se a mega-sardinhada da 3ª idade, transformada em comício e oferta de relógios e outras prendas da CMA.
Na mesma linha veio o aliciamento das colectividades com a apresentação megalómana de projectos utópicos pagos pela CMA, conjugados com a inauguração de nichos com santinhos e obras feitas apressadamente. O alcatrão não podia faltar e a pavimentação (?) apressada de ruas que ninguém pediu tem sido uma constante, chegando-se ao cúmulo de nesta azáfama, no Covão do Coelho, pavimentarem a rua errada porque não havia ninguém que explicasse qual a ordem de trabalhos.



Agora é a vez de grandes cartazes, livros e papel qb com muitas fotos dos candidatos, camiões, grandes jantaradas pagas e... brindes. Muitos brindes. São às sacadas para quem quiser com canetas, isqueiros de cozinha, toalhas, pens drives, chapéus de chuva, camisolas, batons, relógios, livros de minderico (parece que pertenciam à JFM), etc., etc., e, até queijos para os eleitores mais fiéis. Uma completa loucura de ofertas que faria corar de inveja muitas campanhas nacionais.
Estou convencido de que se pudessem passar um cheque de 20 euros a cada eleitor, faziam-no, e nalguns casos ainda ficavam a ganhar.

Quem pagará tudo isto?
Não sei, nem faço ideia. Ou por outra, muitas destas estragações são pagas indirectamente pelos nossos impostos, e outras, possivelmente, por patrocinadores que mais tarde esperarão tirar os seus respectivos dividendos, se é que não o fizeram já.

Qual o resultado de tudo isto?
Nalguns casos terá um resultado perverso porque o eleitor não é estúpido e não se deixa comprar ou iludir com esta tralha toda. Mas noutros casos, principalmente na população menos esclarecida e na 3ª idade, os resultado já serão mais proveitosos e há muitos votos que, textualmente, são comprados.

Uma coisa é uma oferta de uma esferográfica ou um isqueiro que até servem de veículos promocionais na transmissão de uma mensagem, outra coisa são estes gastos astronómicos neste autêntico carnaval em que os ICAS desesperadamente estão a transformar esta campanha.

É uma luta desleal que devia ser travada com ideologias e propostas, mas, na falta destas e de trabalho realizado, opta-se por esta palhaçada de custos monumentais. Para se ter uma ideia, basta dizer que só o custo do aluguer do camião ICA que desfilou no passado fim-de-semana, quase que dava para financiar toda a campanha do NOVO RUMO que é suportada pelos bolsos dos membros da lista.

Pelo meio ainda emitem uns comunicados falsos a garantir que não deixam fechar as escolas no Malhou, e outros que nem vou aqui referir.

Mas porquê esta loucura e esbanjar de dinheiros num concelho extremamente endividado, onde não há dinheiro para papel higiénico nas escolas e onde as dívidas e promessas às colectividades continuam por cumprir? Será apenas pelo amor ao concelho e desejo de o governar?
Perante pelo que já vi (e nem imagino o que não vi) tenho sérias dúvidas sobre tanta ganância, tanto desespero e tanto apego ao poder.
Isto começa a cheirar a esturro!!!